[ editar artigo]

Excelência é apoiar causas sociais

Excelência é apoiar causas sociais

No dia 25 de maio de 2020, a morte de George Floyd, em Minneapolis, Estados Unidos, recebeu repercussão internacional. O homem afro-americano de 46 anos foi acusado de tentar usar dinheiro falso em um mercado, do qual era cliente há um certo tempo e também conhecido pelo dono do local. Durante a ação da polícia, o policial Derek Chauvin imobilizou Floyd no chão, pressionando o pescoço de George durante 8 minutos, levando-o a óbito por asfixia no local.

Imagem: DARNELLA FRAZIER / AFP

A morte de Floyd é resultado da coerção policial contra uma pessoa preta. Esse excesso de força é tão real que chegou na televisão, na série How to Get Away with Murder (Como Defender um Assassino, em português), exibida pela ABC, onde busca-se uma justiça justa para pessoas negras. No Brasil isso também acontece, mais recentemente no caso de João Pedro, de 14 anos, que foi baleado pela polícia enquanto estava em casa, casa qual foi encontrada com mais 70 marcas de tiros de fuzil. E essa onda de violência levou a sociedade à protestos.

Nos Estados Unidos, a onda de protestos está acontecendo há uma semana interrupta. Os protestos tomaram proporção mundial, chegando à Europa e ao Brasil. As manifestações estão sendo marcadas pela violência que está acontecendo, seja pela parte policial ou pela parte dos vândalos, que são diferentes dos manifestantes. Na maioria das cidades, os manifestantes são dispersados pela polícia por armas e granadas.

Imagem: FRANKLIN FREITAS/ESTADÃO CONTEÚDO

É fato que violência não será a resolução para o caso. Por isso, em cidades como Coral Gables (Miami), Camden (Nova Jersey) e Houston (Texas), todas nos Estados Unidos, estão acontecendo ações policiais em prol das manifestações contra o racismo. Nesses três casos, a polícia se juntou as manifestações pelos direitos humanos ao invés de combater com a violência.

Imagem: Twitter da Polícia de Camden

Uma Cidade Excelente também deve ter excelência na questão social, uma Cidade Excelente deve fazer com que os direitos humanos sejam verdadeiramente exercidos sobre a população.

Imagem: Eva Marie Uzcategui/AFP

Cidades Excelentes

Comunidade Sebrae
Murilo Barbosa
Murilo Barbosa Seguir

Estudante de administração, poliglota, apaixonado por tecnologia. Sou da Unidade de Ambiente e Negócios.

Ler conteúdo completo
Indicados para você