[ editar artigo]

Simplifique, simples assim!

Simplifique, simples assim!

Denominada no Paraná como Empresa Fácil, a REDESIM é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos e entidades Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na rede mundial de computadores – Internet em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso. O intuito é permitir que o cidadão abra ou regularize o seu negócio de forma simplificada e sem burocracia. Na prática, significa dizer que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização das empresas atuam de forma integrada, permitindo a realização de todo o processo por meio de entrada única de dados e documentos pela internet.

Não é organização se não simplifica sua vida!! O objetivo é facilitar o processo de abertura, alteração e baixa de empresas no estado do Paraná, gerando facilidade, segurança e agilidade para o poder público e para o cidadão empreendedor, e assim reduzindo a informalidade, e os custos sociais e econômicos gerados pela situação informal. Ressalta-se ainda outros objetivos que são o aumento de competitividade/produtividade e eliminação da burocracia no processo do registro e legalização de empresas. 

Vários benefícios contemplam o empreendedor, como por exemplo o da redução no tempo de abertura da sua empresa, dos seus custos de deslocamento e entrega de documentações. Além do acesso aos processos serem em ambiente único, simples, seguro, interativo e com rápido retorno para as solicitações. O propenso empresário ainda conta com as informações e orientações consolidadas na internet e o pagamento de taxas em meio eletrônico.

A integração dos sistemas traz satisfação e maior probabilidade de sucesso ao cidadão empreendedor, cria empregos formais, proporciona o crescimento da produtividade aliada ao desenvolvimento sustentável e consequentemente o crescimento econômico.

Em conclusão, atualmente por meio do Empresa Fácil os cadastros são compartilhados, eliminando a peregrinação do empresário em diferentes órgãos, como Receita Estadual, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Instituto Ambiental do Paraná bem como nos órgãos licenciadores Municipais. Para se ter uma ideia anteriormente, uma empresa demorava em média em 107 dias para estar aberta, atualmente com o sistema instalado, o prazo de abertura de empresas de baixa complexidade no Estado se dá em média em menos de 5 dias.

“Visão sem ação não passa de sonho; ação sem visão é só passatempo; visão com ação pode mudar o mundo.” - Joel Baker.

Cidades Excelentes

Ler conteúdo completo
Indicados para você