[ editar artigo]

Só se faz uma cidade excelente com a participação da sociedade.

Só se faz uma cidade excelente com a participação da sociedade.

Araucária realizou um importante trabalho para pensar o desenvolvimento do município para as próximas décadas. A mobilização para este trabalho foi realizada pelo Comitê Organizador formado por representantes da Prefeitura de Araucária, Câmara Municipal de Araucária, Associação das Empresas da Cidade Industrial Araucária (Aeciar) e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (Aciaa), além do Sebrae qual é o detentor das ferramentas que facilitaram todo o processo de articulação com a sociedade civil, ferramenta esta chamada de PRODEC - Programa de Desenvolvimento Econômico.

A mobilização fomentou a criação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico que seja atuante na cidade. Este Conselho terá representantes de diversas instituições do município e trabalhará em cima de diretrizes para o desenvolvimento econômico local a longo prazo.

Iniciado no ano de 2018, o PRODEC teve várias fases, como entrevistas com mais de 70 lideranças locais, para entender de forma qualitativa, fora dos números, além das estatísticas, qual a Araucária se se enxergava por aqueles que viviam e trabalham nela. Após esta fase houve o lançamento do programa, e a formação do Comitê organizador.

O desenvolvimento dos trabalhos contou ainda com encontros para que as lideranças locais pudessem dialogar sobre Macroeconomia, e economia local e ainda sobre a temática de parques tecnológicos, modelos e benefícios no desenvolvimento econômico e urbano do município.

Durante o desenvolvimento dos trabalhos, tivemos uma fase muito marcante que foi o concurso cultural para que se pudessem escolher nome(AVANÇARAUCÁRIA), slogam(Plantando idéias, colhendo ações!) e marca(logotipo) para o conselho de desenvolvimento econômico, onde cada finalista e ganhador, juntamente com as professoras e escolas foram premiados.

O concurso cultural teve mais de 600 trabalhos avaliados de alunos do 5º ano de escolas públicas e particulares. A organização teve que montar uma força-tarefa para selecionar os três trabalhos finalistas (de cada categoria) que foram para o voto popular. Os nove alunos finalistas representam: a Escola Municipal Terezinha Mariano Theobald, Escola Municipal Profª Azuréa Busquette Belnoski, Escola Municipal do Campo Edvino Nowak, Escola Municipal do Campo Profª Andréa M. Scherreier Dias, Colégio Metropolitana, Escola Municipal Senador Marcos Freire, Escola Municipal Sebastião Tavares da Silva, Escola Municipal Ayrton Senna da Silva e Colégio Bilíngue COC Araucária.

Em uma última fase, o programa reuniu cerca de 70 lideranças para um processo de imersão  conforme metodologia definida pelo do Sebrae, para manter o foco exclusivamente neste objetivo. Com a oficina de Planejamento Estratégico, os participantes tiveram a oportunidade de diálogo e debateram sobre os pontos que podem impulsionar o desenvolvimento do município de Araucária.

Pensar o desenvolvimento do município para as próximas décadas é ir além do planejamento de gestões de governo. Para a organização do evento, este encontro com segmentos tão diversos foi uma oportunidade histórica para um grande projeto que vem sendo construído por um grande número de pessoas que querem ver Araucária mais desenvolvida, mais sustentável e com melhores oportunidades de negócio e de geração de renda.

Por fim, após este intenso trabalho, ocorreu a posse da 1ª diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. A cerimônia de posse contou com mais de 400 participantes; sendo mais de 350 empresas representadas. Durante a cerimônia ocorreram ainda a assinatura de um termo de cooperação técnica visando desenvolver ações de inovação e de um protocolo de intenções para a instalação de um Laboratório de Serviços Técnicos nas instalações do Espaço de Inovação de Araucária. A palestra magna com o jornalista William Waack foi um dos pontos principais do evento.

Hoje, o AVANÇARAUCÁRIA vem contribuindo com o desenvolvimento do município em especial na implementação de politica pública para o desenvolvimento da temática da BIOTECNOLOGIA, que pode ser notado através das ações realizadas em 2019 com capacitações de mais de 2.000 empresários em cursos para inovação e a realização da 1ª Arena de Inovação de Araucária. 

Cidades Excelentes

Comunidade Sebrae
Eliezer Cordeiro
Eliezer Cordeiro Seguir

Apaixonado pelo desenvolvimento municipal, entusiasta da política pública da inclusão econômica do micro empreendedor individual, sonhador como a maioria dos agentes de desenvolvimento, e focado nas ações de inovação para os MEIS.

Ler conteúdo completo
Indicados para você