[ editar artigo]

Dica prática: Como conviver atualmente com o CATMAT e CATSERV do comprasnet

Dica prática: Como conviver atualmente com o CATMAT e CATSERV do comprasnet

Olá, tudo bem?

Eu sou Nadia Dall Agnol, especialista no assunto de Compras Públicas e nova parceira da Comunidade Sebrae. 😀

Estarei aqui nesta Comunidade, toda semana, trazendo assuntos importantes para entendimento. Hoje vou compartilhar mais uma Dica da Especialista.

Vamos falar com você, comprador e pregoeiro, que utiliza o Portal de Compras do Governo Federal,como conviver atualmente com o CATMAT e CATSERV do comprasnet?

 

 

Então vamos lá!

Uma das maiores dores de cabeça de quem cadastra processos no Portal de Compras do Governo Federal (COMPRASNET) é o CATMAT/CATSERV.

O portal de Compras do Governo Federal possui um catálogo de materiais e serviços "pré-prontos". Essa ferramenta tem como objetivo simplificar a pesquisa de itens catalogados, reduzir tempo na busca por itens e disponibilizar dados confiáveis.

E para tanto, o sistema disponibiliza inclusive uma ferramenta de busca que pode ser utilizada antes da formalização do Termo de Referência e edital, sendo acessível no endereço https://www.gov.br/compras/pt-br/sistemas/ferramenta-de-busca-catmat-catser

A utilização do CATMAT/CATSERV disponibilizado pelo Ministério da economia tem alguns benefícios, sendo eles:

Fonte: gov.br

A organização e padronização dos dados tem impacto direto na qualidade da informação proveniente do SIASG, possibilitando assim o cruzamento de informações sobre o gasto público. Segundo Daniel Rogério, Coordenador-geral do Comprasnet:

“A indicação correta dos itens no ato do cadastro da compra ou licitação facilita futuras comparações de preços. Além disso, com o lançamento do aplicativo Comprasnet mobile, os fornecedores passaram a receber avisos de licitações e cotações eletrônicas de acordo com linhas de fornecimento de seu interesse. Os órgãos que indicam os itens corretamente, aumentam as chances de obter preços melhores à medida que mais empresas recebem avisos de licitação.”

 

Mas, como nem tudo são flores ☹️, nem sempre é possível encontrar a descrição do produto/material que realmente precisamos. E assim, temos algumas opções, e para tanto trago 3 possibilidades:

 

1 -  Solicitar o cadastro dos itens desejados junto ao COMPRASNET, através do SIASG (HOD). Esse procedimento pode demorar;

2 - Utilizar os chamados códigos “editáveis” os quais ao selecionar você poderá incluir a sua descrição detalhada, ou seja, o seu descritivo detalhado. Sendo que estes são todos aqueles com código INFERIOR a 200.000;

3- Utilizar os códigos já existentes organizados e padronizados do próprio sistema. E quando este não corresponder exatamente como a descrição do edital, deverá ser disposto no instrumento convocatório a seguinte descrição:

“OBS: Em caso de divergência entre o detalhamento dos descritivos dos itens registrados no Portal de Compras (código CATMAT) e os constantes no Termo de Referência, PARA EFEITO DE PROPOSTA, ENTREGA E RECEBIMENTO DO OBJETO, prevalecerão as do Termo de Referência”

 

O Portal de Compras do Governo Federal está sofrendo constantes alterações, e a modernização do catálogo de materiais e serviços (CATMAT/CATSERV) está na lista das possíveis alterações, então, preparem-se pregoeiros, pois logo logo teremos mudanças BOAS.

Particularmente estou ansiosa pelas novidades 😀

Gostou do assunto? 

Deixe seu comentário, curta a publicação e compartilhe nas suas redes sociais.  

Interaja conosco na Comunidade e não esqueça de clicar no botão PARTICIPAR para receber todas as minhas publicações por aqui.

Te encontro no próximo post.

 

Compras Públicas

Comunidade Sebrae
Nádia Dall Agnol
Nádia Dall Agnol Seguir

Nádia Dall Agnol, servidora pública, pregoeira, consultora SEBRAE, pós graduanda em Direito Administrativo Municipal, lotada no Departamento de Compras, Licitações e Contratos da Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão.

Ler conteúdo completo
Indicados para você