[ editar artigo]

Municípios devem cumprir Estatuto da Micro e Pequena Empresa nas licitações

Municípios devem cumprir Estatuto da Micro e Pequena Empresa nas licitações

 

Olá, tudo bem?

Eu sou Nadia Dall Agnol, especialista no assunto de Compras Públicas e nova parceira da Comunidade Sebrae. 😀

Hoje vou compartilhar mais uma Dica da Especialista.

Vamos falar com você, comprador, que já atua na área de compras públicas a um tempo ou está iniciando agora, sobre ALERTA emitida pelo TCE-PR que as licitações municipais devem seguir o Estatuto das MPE's.

 

Então vamos lá!

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná alertou recentemente que:

É fundamental que as prefeituras observem em seus processos licitatórios as determinações que conferem tratamento especial às microempresas e as empresas de pequeno porte, instituídas pela Lei Complementar n. 123/2006.

Dentre elas, no campo de licitação, estão as regras voltadas para assegurar que as MPEs tenham acesso as aquisições feitas pelas prefeituras.

As normas também facilitam a participação das MEIs, os empreendedores de economia solidária e os agricultores familiares, já que os desobrigam do pagamento de taxas, tais como de abertura, renovação, funcionamento, alvará, vigilância e corpo de bombeiros.

O alerta se fez necessário e oportuno, pois as MPEs representam 98% das empresas do país e são responsáveis por 54% dos empregos formais e 30% da riqueza nacional, conforme apontado pelo TCE.

Bem por isso, o TCE orientou que a fiscalização tenha caráter pedagógico, sendo que, antes de impor penalidade por qualquer infração supostamente cometida, deve fazer uma análise global para verificar se a situação já foi corrigida.

Inclusive, o TCE publicou e disponibilizou a 3ª Edição do MANUAL DE LICITAÇÕES, o qual trata sobre inúmeros temas, com perguntas e respostas.

Pra baixar 🧷 o seu, clica no link:

https://www1.tce.pr.gov.br/multimidia/2021/6/pdf/00357844.pdf

 

Fonte: TCE-PR

 

 

Compras Públicas

Comunidade Sebrae
Nádia Dall Agnol
Nádia Dall Agnol Seguir

Nádia Dall Agnol, servidora pública, pregoeira, consultora SEBRAE, pós graduanda em Direito Administrativo Municipal, lotada no Departamento de Compras, Licitações e Contratos da Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão.

Ler conteúdo completo
Indicados para você