[ editar artigo]

A CONSTRUÇÃO MODULAR PODE ENTREGAR EDIFICAÇÕES 50% MAIS RÁPIDO!!!

A CONSTRUÇÃO MODULAR PODE ENTREGAR EDIFICAÇÕES 50% MAIS RÁPIDO!!!

A CONSTRUÇÃO MODULAR tem sido para mim objeto de grande paixão e dedicação. Uma parte relevante do meu tempo tem sido empenhada para a estruturação de uma startup em CONSTRUÇÃO MODULAR, juntamente com alguns amigos que possuem competências complementares e têm experiência reconhecida no setor.

Nesta startup, a ARATAU (www.arataumodular.com) estamos cuidando de um desenho de processos minucioso, além de uma experiência única para a Jornada do Cliente. Afinal, somos inconformados com os problemas da construção tradicional e obcecados para resolver a dor dos clientes: obras que atrasam, custam mais caro e têm problemas de qualidade... Queremos transformar a construção em uma indústria moderna e eficaz, através de um sistema inteligente de CONSTRUÇÃO MODULAR, mais sustentável, com fabricação e montagem em tempo muito curto.

Dentro de alguns dias, o Núcleo de Conteúdo do C3 – Clube da Construção Civil, deverá publicar um novo e-Book meu que fala sobre o que aprendemos com as estratégias de guerra e com a cultura oriental. Parece incrível, mas um tratado de estratégias militares escrito há mais de 2.500 anos, pelo chinês Sun Tzu, “A Arte da Guerra”, ainda é um clássico para os estudiosos de marketing e planejamento estratégico. A verdade é que a base do planejamento e do planejamento estratégico é a estratégia militar.

Boa parte das competências exploradas na Pré-construção e na Fast Construction são provenientes do planejamento de alto nível.

Nas atividades de Fast Construction, promove-se a simplificação de processos, a redução de interfaces e a racionalização de etapas. As diversas atividades são desenvolvidas de forma paralela ou simultânea, com grande economia de tempo. Agrega-se a isso inteligência de engenharia, as melhores práticas de gestão de projeto, segundo as diretrizes do PMBOK®, do PMI e ainda, ferramentas poderosas exploradas pela Fast Construction e pela Pré-construção. As principais são: Lean Construction, Engenharia Simultânea, Engenharia e Análise de Valor (EAV) e Target Costing

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O BIM (Building Information Modeling) engajou o setor de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) na digitalização. A Pré-construção tem total sinergia com o BIM, uma vez que também pressupõe um projeto integrado e colaborativo. 
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Entre 2017 e 2019, consultorias internacionais como a Deloitte e a McKinsey têm colocado fortes holofotes sobre a CONSTRUÇÃO MODULAR, como a próxima grande mudança na construção. O que elas entendem é que a CONSTRUÇÃO MODULAR tem potencial para solucionar os problemas de qualidade e a incerteza do cumprimento de prazos e dos custos planejados, frequentes na construção tradicional. Estas questões têm sido apontadas como causa de muitos desgastes com os clientes, afeta a imagem do setor e ainda, afasta investidores que preferem aportar seus recursos em setores onde há menor incerteza para a obtenção do retorno esperado para o capital investido.

Além disso, a baixa produtividade da construção tradicional tem sido apontada por estas consultorias e até pelo Fórum Econômico Mundial, como um problema maior, já que o setor de construção tem empurrado para baixo a produtividade global, quando se coloca no contexto todos os demais setores produtivos da economia mundial.

Uma boa razão para o foco no avanço mais rápido da CONTRUÇÃO MODULAR é que, como indústria, ela olha para os projetos como produtos. As suas atividades são concentradas em uma fábrica (off-site), sob processos padronizados e controlados, com elevada produtividade. E, portanto, em uma indústria onde ocorre parte substancial das atividades que normalmente seriam realizadas no canteiro de obras (on-site), pela construção tradicional.

Com isso, reduz-se muito os riscos de atrasos, já que a CONSTRUÇÃO MODULAR concentra somente uma pequena fração de suas atividades no canteiro de obras. E é lá onde os maiores problemas da construção tradicional acontecem, sobretudo em decorrência de fatores climáticos e da necessidade de gestão e controle de um número significativo de frentes de trabalho, realizado por um grande contingente de mão de obra direta. A CONSTRUÇÃO MODULAR transforma as atividades de canteiro em uma montagem rápida, usando máxima mecanização e um número muito reduzido de profissionais especializados.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Com a evolução da Pré-construção e da Fast Construction, a industrialização da construção, ganhou novas perspectivas através da CONSTRUÇÃO MODULAR. No e-Book mencionado, não somente destaco os fundamentos da Fast Construction e da Pré-construção, como relato uma característica genial que somente as empresas de vanguarda de CONSTRUÇÃO MODULAR estão explorando, que é a apropriação dos conceitos, metodologia e ferramentas destas áreas de conhecimento e do projeto integrado em BIM, para acelerar os processos e gerar projetos e produtos mais eficazes, com maior qualidade e desempenho.

A McKinsey relata que a CONSTRUÇÃO MODULAR pode entregar projetos 50% mais rápido e tem potencial para gerar uma economia de até 20% em relação à construção tradicional. Certamente um design e uma etapa de Pré-construção bem trabalhada, além de ganhos de economia de escala, são muito importantes para que estes índices possam ser alcançados ou até mesmo superados.

Processos modernos e automatizados de produção, usando sensores e controles eficazes, além de inteligência em logística e supply chain, em linha com as práticas dos setores mais modernos da indústria, compõem o conjunto de exigências para que a CONSTRUÇÃO MODULAR se enquadre no bloco dos setores mais produtivos da indústria. Desta forma, trabalha-se num processo de melhoria contínua, explorando como benchmark a indústria automotiva. Esta comparação é muito conveniente, já que no nível máximo de modularização da construção, a estrutura dos módulos 3D nada mais é do que algo equivalente ao chassi de um carro, no qual são fixados e acoplados todos os subsistemas industrializados, kits de instalações e demais componentes, enquanto este chassi se desloca, mecanicamente, numa linha de produção.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Nossa visão é que a mudança da construção tradicional para a CONSTRUÇÃO MODULAR em uma parte substancial dos projetos não é mais uma perspectiva distante. O mundo todo anseia por melhorias no ambiente construído e pela redução de custos de projeto, construção, manutenção e operação das edificações. Investir na inovação, na tecnologia e na produtividade, com ganhos substanciais de qualidade, desempenho e produtividade é um caminho seguro tanto para o setor público e quanto para o privado, fazendo melhor uso dos recursos e obtendo maior retorno do capital investido. Nesta direção, a CONSTRUÇÃO MODULAR se posiciona como, muito mais do que uma alternativa para solucionar os problemas da construção tradicional, um caminho estratégico para a transformação da construção em uma indústria moderna e eficaz.

Bem vinda, CONSTRUÇÃO MODULAR! 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Se você se interessa por este tema, não deixe de acessar o e-Book com o título “PRÉ-CONSTRUÇÃO, FAST-CONSTRUCTION E CONSTRUÇÃO MODULAR: O QUE APRENDEMOS COM AS ESTRATÉGIAS DE GUERRA E COM A CULTURA ORIENTAL?”, que será publicado pelo Núcleo de Conteúdo do site do C3 - Clube da Construção Civil.

Em breve, deverei produzir também séries de vídeos, que serão disponibilizados no site da ARATAU, sobre CONSTRUÇÃO MODULAR, PRÉ-CONSTRUÇÃO e FAST CONSTRUCTION. O objetivo é aplicarmos o conhecimento adquirido e o domínio de Pré-construção, suas ferramentas, de Fast Construction e do BIM, para o desenvolvimento de sistemas construtivos e produtos inteligentes de engenharia. Aguarde novidades!

-----------

Sobre o autor:

Paulo Oliveira - Engenheiro Civil | PMP | Consultor | Conselheiro | Mentor | CEO | Diretor Executivo | Líder Estratégico

#engenharia #construção #engenhariacivil #construçãoindustrializada #construçãomodular #engenhariaeanalisedevalor #preconstrução #BIM #industrializedconstruction #projectmanagement #constructability #fastconstruction #modularconstruction #modularbuildings #prefabrication #futurism #sustainability

Contato: psfoliveira@uol.com.br / paulo.oliveira@arataumodular.com

 

CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você