[ editar artigo]

A Importância da Colaboração no Setor de Construção Civil - #todospelaconstrucao x Comunidade Sebrae/PR

A Importância da Colaboração no Setor de Construção Civil - #todospelaconstrucao x Comunidade Sebrae/PR

Olá Amigos da Construção.

O COVID-19 nos impôs, num curto espaço de tempo, enormes desafios a pessoas, sociedades, empresas, mercado e países. O modo de vida atual foi colocado em cheque, as respostas econômicas convencionais se mostraram insuficientes e, principalmente, a forma como fazemos negócios precisou ser repensada.

Neste cenário, o setor de construção civil foi amplamente impactado. Não estamos falando, somente, de discussões tradicionais que evolvem o setor, como sistemas construtivos e materiais. Mas sim da forma como entendemos o problema, como as cidades vivem e convivem, e como a construção se comportará em termos dinâmicos no presente e no futuro. Spencer Bokat-Lindell na matéria entitulada "How Will Cities Survive the Coronavirus?", no NYT de 19/05/2020, já trazia forte a discussão.

No Brasil, algumas empresas do setor, como a Ethos Soluções (consultoria), a ConstruLiga (conteúdo web), a ABCP (entidade de classe), o SNIC (sindicato do cimento) e o Sebrae/NA, junto a outros 70 parceiros, iniciaram um movimento chamado #todospelaconstrucao (#tpc). O #tpc tinha o intuito de promover o conhecimento técnico e de gestão da construção, de forma colaborativa, gratuita, de larga escala e inclusiva. Buscava mostrar que o setor unido e coeso (mesmo todos nós sabendo as dificuldades enfrentadas), poderia gerar um estoque de conhecimento e um ambiente de negócios, que ampliassem as possibilidades após a retomada e gerassem um legado de colaboração para o setor. Isso sem "bandeiras" nem "estrelas" - apenas empresas e pessoas de bem, promovendo o bem geral.

Foram 2 meses de trabalho árduo. Foram 121 cursos. 7 webnars (eventos maiores, com caráter de seminário). Mais de 70 instituições e 90 participantes. 60 mil visitantes e 30 mil alunos inscritos. Isso sem R$ 1 trocado entre as partes. Um sucesso sem investimentos, porém com enorme colaboração.

Nós da Ethos Soluções acreditamos nisso. Temos certeza que uma nova construção está nascendo e não sabemos exatamente como será e quem dominará. Não sabemos quais tecnologias serão as líderes, nem as empresas que as empunharão. Sabemos apenas que, sem colaboração e parcerias, no novo cenário, nada mais será possível. Sabemos ainda que a educação deixa de ser um processo estático e se torna dinâmico, com necessidade de cada vez mais integração e pílulas de conhecimento. O novo mundo, demanda uma nova forma de ver o mundo.

O professor de outrora é o aluno de agora. Aqui no fórum Sebrae/PR de construção civil dispo o papel de líder e participo, aprendendo com cada post e cada um de vocês, mais e mais sobre o setor, suas inovações, start-ups e tecnologias. Aprendo com pessoas como eu, que militam, estudam, aprendem e geram conhecimento no setor. Quer coisa melhor? Aprender com quem faz? Porque não? Juntos somos fortes...

"A educação é claramente o fator que irá conduzir melhorias na economia a longo prazo. No futuro, software e tecnologia irão permitir que as pessoas aprendam muito com seus colegas." Mark Zuckerberg

 

CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você