[ editar artigo]

Como a pandemia foi uma oportunidade de crescimento para a Smart Sky Tech Hub

Como a pandemia foi uma oportunidade de crescimento para a Smart Sky Tech Hub

A Smart Sky Tech Hub, é uma startup que está em uma acelerada ascensão, durante a pandemia vislumbrou uma oportunidade e se tornou ainda mais referência em inovação tecnológica para o segmento da construção civil. Nos últimos meses acompanhou o desespero de algumas empresas que não estavam preparadas para trabalhar e acompanhar obras a distância, perda de controle e informações preciosas que resultaram em atrasos no cronograma da obra e diversas outras situações que deixaram essa empresa perder dinheiro nesse processo. 

Hoje o mercado já entendeu a importância da tecnologia em sua vida, mas ainda não compreendeu que é fundamental implementar uma nova solução tecnológica da forma correta. Porque, apesar de termos a facilidade de acesso a inovação e informação sobre tecnologias, na contrapartida ficamos perdidos, sem saber por onde começar, qual a melhor tecnologia, quais ferramentas vão se adaptar melhor ao processo de trabalho da equipe e como fazer o time sair de sua zona de conforto e mudar. Este início já se sabe que é complexo, mas fundamental para a sobrevivência da empresa, não somente em tempos de pandemia, como para seu futuro. 

O movimento do processo de transformação digital não é de agora 2020, mas vem acontecendo há alguns anos em diversos setores da economia, sabe-se que o setor da construção civil é um dos setores mais atrasados, utiliza-se de metodologias arcaicas o que acarreta diferentes tipos de problemas que se iniciam desde o estudo de viabilidade, na execução da obra, no ‘’as built’’ e ainda no pós-obra. Quem nunca adquiriu um terreno e quando foi realizar um estudo de viabilidade, percebeu que a área não viabilizaria a construção? Ou ainda ganhou uma obra em licitação, constatou durante e execução que o projetado não era de fato o executado? poderia falar de diversos problemas comuns a construção civil, entretanto o foco aqui é neste movimento que veio pra solucionar estas dores e ajudar a construir empreendimentos mais seguros, duráveis e mitigar os riscos ao longo de todo o processo. Aqui no Brasil é mais recente este processo e em meados de outubro de 2018, após uma grande pesquisa (realizada nos Estados Unidos pela Skyward - plataforma que conecta pessoas, projetos e equipamentos envolvidos em soluções com drones através de um eficiente fluxo de trabalho ) sobre o processo de transformação digital nos Estados Unidos e Europa com a utilização de drones e novas tecnologias nos segmentos de construção civil e mineração, verificou-se que 80% das empresas americanas internalizaram os serviços com Drones criando o seu próprio departamento interno, sendo que 88% dessas empresas obtiveram ROI (Retorno do Investimento) em menos de 1 ano. 

Em média, as empresas demoraram de 20 a 24 meses para adquirir o conhecimento do uso desta tecnologia. Com esta valiosa informação o Norte Americano Chase D. Olson vislumbrou uma oportunidade de atuação no Brasil e na América Latina, tendo em vista que há um grande atraso tecnológico nestes setores. Algumas empresas ainda se mostram céticas, inseguras em acreditar no quanto essas tecnologias podem ser grandes aliadas, aliás, é importante lembrar que a tecnologia é um meio e não um fim, é apenas um suporte, o fundamental são as pessoas e o processo de trabalho, a adesão e engajamento na utilização das novas ferramentas. Para esses clientes mais receosos a Smart Sky Tech Hub, ampliou seu modelo de negócios com a Smart Sky Services, o seu pilar de prestação de serviços, dessa forma realiza uma demonstração na prática de como o drone e outras ferramentas de captura de realidade podem influenciar significativamente os resultados nos processos internos e na construção. Com este pilar de serviços outras demandas começaram a surgir, como o desenvolvimento de projetos planialtimétricos cadastrais, arquitetônico, terraplenagem e outros.  Assim o Programa de Associados Smart Engineer nasceu, com o objetivo de suprir essa demanda e para todos os profissionais: topógrafos, arquitetos e engenheiros, que possuem um espaço livre em sua agenda e estejam buscando uma remuneração extra.

A Smart Sky Tech Hub é um Hub de Soluções de Tecnologias de Reality Capture, AR/VR, IoT & AI, especializada na implantação e operação de tecnologias e serviços de engenharia no Brasil, atuando nos setores de Arquitetura, Engenharia & Construção, Mineração, Energias Renováveis e Telecomunicações, que promove a transformação digital através de dois pilares:

SMART SKY SERVICES: Prestação de serviços técnicos para entrega de produtos digitais de engenharia.

SMART SKY CONSULTING: Consultoria através das etapas de Diagnóstico, Capacitação,  Execução e licenciamento de Software as a Service (SaaS). Para a consultoria o atendimento é dividido em duas frentes:

•       DIY – Do It Yourself:  opção de implementar totalmente a tecnologia na empresa. Transferência de todo o conhecimento da tecnologia para a empresa.

•       TURN KEY - opção mista de prestação de serviço mais consultoria, com a realização da operação e a transferência do conhecimento somente na gestão do dado gerado.

Ficou interessado em conhecer mais sobre esta oportunidade junto a Smart Sky Tech Hub? Entre em contato através deste e-mail: bruno.prados@smartsky.tech ou através do perfil no LInkedin.

CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.

Ler conteúdo completo
Indicados para você