[ editar artigo]

Como fazer uma obra sem dor de cabeça?

Como fazer uma obra sem dor de cabeça?

Para muitas e muitas pessoas, obra é sinônimo de dor de cabeça e exaustão, não é mesmo?!

Mas aqui quero te contar que é possível ter sucesso na sua obra, de forma planejada, segura e com a garantia dos prazos e orçamentos.  

Seja em construções residenciais, comerciais ou industriais, contratar uma empresa que atue com gerenciamento de obras é a chave do sucesso do empreendimento. Os principais objetivos do gerenciamento são: assegurar que a construção seja entregue no prazo estipulado no cronograma executivo e orçamentário, de acordo com as normativas e de projetos.

O gerente de obras, será o responsável por gerenciar: o projeto, orçamentação, pessoas e documentação. Ou seja, fará o planejamento, coordenação e execução de todo projeto. Tudo isso para garantir a execução de acordo com o cronograma e orçamento, além de lidar com imprevistos, amenizando os efeitos de possíveis problemas.

Desta forma, para o sucesso de sua obra, é muito importante ter um profissional que faça o acompanhamento do início ao fim, ou seja, desde a etapa de planejamento até a entrega do empreendimento, garantindo a qualidade da construção.

Diante isso, algumas das etapas fundamentais para Gestão de Obras eficiente são:

1. Estudo de Viabilidade

Consiste em analisar as condições técnicas, documentais e econômicas e avaliar se é viável ou não o investimento. 

2. Planejamento orçamentário

É essencial que o gerente de obras participe do planejamento orçamentário, de forma a não ultrapassar a estimativa de gastos do empreendimento. Entretanto, se necessário, é importante fazer ajustes orçamentários durante a execução da obra devido a variação do mercado.

3. Planejamento do empreendimento

O gerente de obra irá realizar o plano de gerenciamento de obra, que delimitará importantes informações, como: escopo do projeto (fases a serem realizadas, atividades, prazos e gastos). Gerenciamento de riscos e comunicação efetiva dos colaboradores e frentes de trabalho.

4. Execução da obra

Com todo o planejamento estruturado e organizado, é hora de colocar a mão na massa! O engenheiro responsável fará o acompanhamento de todas as etapas construtivas, realizando a coordenação dos trabalhadores para garantir a qualidade do serviço, e, o controle dos materiais de construção utilizados para reduzir desperdícios. Também é essencial que sejam feitos relatórios de acompanhamento e diários de obras, durante as etapas realizadas. Em relação a gestão de pessoas, o profissional fará reuniões de planejamento, monitoramento, orientações e coordenação das equipes.

É fundamental esse acompanhamento, para evitar muitas variações no orçamento inicial e necessidade de alterações no projeto.

5. Entrega da obra

Neste momento de finalização da construção, o gerente irá analisar se a execução foi realizada de acordo com o planejamento, principalmente em relação a prazos e gastos.

Portanto, o gerenciamento de obras eficaz é essencial para que a obra seja finalizada respeitando o prazo de entrega, o orçamento do cliente, com a qualidade e a segurança da construção.

Os benefícios de contratar um bom gerenciamento de obras são inúmeros! Além de todos os benefícios apontados no texto, você não precisará despender o seu tempo, monitorar atividades que muitas vezes você não terá o conhecimento necessário, bem como, irá minimizar os riscos de execução e aumento nos gastos do empreendimento.

Para isso, convido você a conhecer a Geoturn Engenharia, empresa especialista em Gerenciamento de Obras qualificado, com ampla experiência no mercado e voltado às novas práticas do setor que permitam maior economia de recursos.

Geoturn Engenharia: construindo sonhos de forma segura e com a tranquilidade que você precisa!

E aí, este artigo sobre o gerenciamento de obras foi útil para você?

Curte, compartilhe e nos siga nas redes sociais! 

https://www.instagram.com/geoturn.engenharia

https://www.facebook.com/geoturnengenharia/

 

 

CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.

Comunidade Sebrae
Renan Cardoso
Renan Cardoso Seguir

Fundador da Geoturn Engenharia. Msc. Engenharia da Construção Civil, especialista em Geotecnia e Pavimentação. Entusiasta no assunto de Energias Renováveis.

Ler conteúdo completo
Indicados para você