[ editar artigo]

Como o Integrated Project Delivery (IPD) pode trazer melhores resultados aos projetos

Como o Integrated Project Delivery (IPD) pode trazer melhores resultados aos projetos

Não é de hoje que as boas práticas de projetos recomendam alocar equipes o quanto antes nos trabalhos, se possível for.

Isso traz grandes contribuições para os resultados, pois ocorre a sincronia e a troca de experiências logo na concepção, o que torna o planejamento mais delineado e consequentemente as demais fases.

Auxilia muito na comunicação, onde dia após dia, as empresas têm buscado ferramentas que consigam integrar as peças chaves entre todas as fases, procurando reduzir os erros e retrabalhos, desperdício e que intensifique ainda mais a otimização do tempo de obra.

Diferentemente dos processos tradicionais, que as equipes trabalham separadamente e cada parte tenta resolver demandas específicas, o IFD mostra que um ambiente colaborativo é essencial para o progresso da obra, sobretudo com a interação frequente entre os stakeholders, formando-se um time único.

Os processos, muitas vezes, que são restritos a cada área, devido à estrutura organizacional, traz uma desburocratização pois elimina a necessidade de acionar frequentemente o profissional, devido ao acesso às informações.

Criada pelo American Institute of Architects (AIA), o Integrated Project Delivery (IPD) é uma metodologia criada para integrar pessoas, sistemas, conhecimento, objetivos, informações e outras práticas com o foco em otimizar os processos de construção civil.

A abordagem foi desenvolvida com base nas ideias praticadas pelo Lean e nos avanços da tecnologia aliando, assim, os princípios do trabalho em equipe multidisciplinares, além do uso de software para aprimorar as decisões.

Em cada fase, o IPD possui objetivos específicos para que todo o processo seja efetivo. Por exemplo, na fase Conceituação, visa a integração das equipes para desenvolverem metas de desempenho, acordos, parâmetros e formas de comunicação. O custo e cronograma são criados mais cedo e com mais detalhes do que os métodos tradicionais.

 

Quando ocorre um nível de interação entre as partes (incorporadora, construtora, equipe de projetistas, marketing, entre outros), as necessidades e oportunidades são levantadas, discutidas até que se chegue a um consenso. Assim, definidos os papeis e responsabilidades, as equipes são devidamente orientadas.

O IPD movimenta uma re-contextualização dos processos no desenvolvimento do empreendimento, que integra a expertise de projetos, arquitetura e da construção, alinhando tópicos que normalmente são causadores dos desvios, a exemplo de custos, prazos, desempenho e disponibilidade de materiais, dentre outros.

Mostra o benefício de utilizar as ferramentas e processos do Building Information Modeling (BIM) que permitem o compartilhamento da informação e do conhecimento para toda a equipe de forma a suportar as tomadas de decisões.

Atuando como complementares, o BIM facilita a integração de informações e fornece uma plataforma única para o armazenamento e recuperação de dados, enquanto o IPD fornece a estrutura para integrar os objetivos e valores compartilhados dos participantes do projeto.

Em termos gerais, o IPD busca:

  • Aumentar a colaboração entre os envolvidos em todas as fases do projeto
  • Incentivar o uso da tecnologia, principalmente com relação a previsibilidade
  • Promover o compartilhamento de decisões, dados e informações
  • Utilizar ao máximo o conhecimento e a experiência de cada um dos envolvidos
  • Melhorar e sistematizar as tomadas de decisão por meio da colaboração e da tecnologia
  • Mitigar riscos e dividir responsabilidades entre os integrantes para que todos participem do sucesso do projeto
  • Desenvolver um ambiente de confiança e transparência
  • Melhor compreensão do projeto como um todo porque as informações e documentação coerentes estarão disponíveis para todos os participantes
  • Compartilhar o cronograma vinculado ao modelo para permitir a visualização dos desvios das sequências e durações planejadas
  • Adicionar também a garantia e as informações de manutenção ao modelo do projeto
  • Negociar e gerenciar as mudanças de escopo do projeto para verificar impactos nos empreendimentos
  • Revisar periodicamente com a equipe a programação e o progresso

 

Resultados agregados com o IPD

Além dos benefícios descritos anteriormente, a implementação do IPD pode impactar positivamente a cultura organizacional. Além de possibilitar que todos aumentem o conhecimento relacionado às expertises dos envolvidos, movimenta a visão do trabalho com times multidisciplinares.

O foco na cadeia de valor e suas atividades traz um cuidado maior na gestão visando a qualidade da entrega, assim como um maior entendimento sobre caminhos críticos e suas restrições.

Embora seja geralmente difícil avaliar uma mudança cultural, pode ser considerado um impacto nas atitudes e comportamentos das pessoas ao ter acesso a informações para tomada de decisão. Certamente se essas pessoas voltarem a trabalhar com projetos não-IPD, irão sentir a diferença.  Isso pode afetar potencialmente a maneira de como irão tratar os projetos futuros e a forma de interagir com outros profissionais.

Vários países tem procurado trazer esse conceito para projetos da construção por entender que realmente possam contribuir na integração de todos. A Estônia, famosa pela sua sociedade digital, aderiu a esse modelo de trabalho este ano, criando contratos de cooperação integrada, que se concentram na responsabilidade conjunta pelo resultado do projeto e parceria de apoio às atividades. Esta iniciativa está sendo movimentada pela Estonian Digital Construction Cluster, que pretende alcançar novos modelos para mudar a mentalidade, a forma de pensar e compreender, trazendo o melhor resultado possível para os usuários finais.

Leituras recomendadas:

https://www.aia.org/resources/64146-integrated-project-delivery-a-guide

https://www.linkedin.com/pulse/new-procurement-models-change-mindset-construction-industry-tiit-hion/?articleId=6646429244740169728

https://estoniandcc.com/

 

CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você