[ editar artigo]

COMO UM ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL PODE CONTRIBUIR PARA A GERAÇÃO DE CONSTRUTECHS

COMO UM ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL PODE CONTRIBUIR PARA A GERAÇÃO DE CONSTRUTECHS

Em meados de 2018, iniciamos um movimento na cidade de Londrina-PR, para a criação de uma governança para a inovação no setor da construção civil do norte do Paraná. O objetivo inicial era realizar um mapeamento dos gargalos tecnológicos do setor, por meio de uma metodologia denominada Foresight, para isso, contamos com o apoio do Sebrae/PR na contratação do instituto italiano COSMOB para fazer este mapeamento.

O segredo, no entanto, estava nas pessoas, pois, uma das premissas da metodologia, era a criação de um grupo gestor, que daria desdobramento aos apontamentos realizados pelo Foresight. Este grupo foi criado, mas, ficou maior e mais forte do que era previsto. De lá para cá, o grupo se reúne quinzenalmente, e já passou pelo seu segundo planejamento estratégico. Com o nome iCon – Governança para a Inovação da Construção Civil do Norte do Paraná, o conceito da tríplice hélice, faz se acontecer quando temos neste grupo, representantes do setor como Sinduscon Norte, CEAL e CREA, instituições de ensino, sendo UEL, Unifil, UTFPR, entidades de apoio como Sebrae/PR e Senai, comunidade de startup, ReedFoot, setor público, CODEL, e o setor privado, representado pelas empresas, CGE, PBQP-H, Tekenge Engenharia, Chronos Planejamento, Benazzi Engenharia, Plaenge, ControLar, Ciro Nassu Consultoria, A. Yoshii Engenharia, Enterprise Consultoria, Construtora Abussafe, Galmo Engenharia, Instituro Magfen, Engebrazil Engenharia Elétrica, Artenge, Nieri Projetos Estruturais, SK Consultoria e Treinamento e Vectra Construtora.

Nestes quase três anos de governança ativa, aconteceram duas edições do Hackathon Construtech Londrina, eventos como Construtech Week, Startup Village, Workshops Construindo o Futuro, Rodadas de Negócio, Ciclo de Palestras CEAL, Missões de Benchmarking para Florianópolis-SC e Santa Rita do Sapucaí-MG, e em breve teremos a inauguração de um espaço que irá conectar todos estes atores, mas não posso dar “spoiler” aqui!

Um dos objetivos deste movimento todo, é criar um ambiente favorável ao surgimento e desenvolvimento de startups do setor, as chamadas construtechs, proptechs e greentechs. Mas que tanto “tech” é isso? Estes são os nomes das startups que atuem no setor da construção civil, assim como as fintechs, que são startups do setor financeiro, as healthtechs do setor de saúde, temos as construtechs do setor da construção civil, as proptechs do setor imobiliários e de propriedades e as greentechs que atuam no setor de energia e economia verde.

Para isso, a iCon, atua com uma lógica de “boca de funil”, ou seja, ações que vão gerar volume de iniciativas inovadoras (startups) e ações que irão fortalecer estas iniciativas, as tais, pré-aceleração, incubação, aceleração e cases de sucesso. Além de atrair empreendedores de outras regiões do país, a intenção também é desenvolver empreendedores locais com o viés para o setor da construção civil.

Londrina-PR, é uma cidade privilegiada, compreendendo um ecossistema de inovação com diversos setores atuantes, com ativos estratégicos com um complexo de espaços colaborativos, laboratórios, centros de inovação, incubadoras, aceleradoras e demais atores importantes para um ecossistema ativo e saudável. As iniciativas do setor da construção civil, fortaleceriam este ecossistema local e fomentaria ainda mais o movimento das construtechs, proptechs e greentechs.

O próximo passo para a iCon é conectar estas ações com grupos de investidores locais, compreendendo assim todos os elos desta cadeia. Temos um longo e virtuoso caminho pela frente!

O segredo para isso acontecer, repito, está nas pessoas. Que acreditam e fazem acontecer!

Acompanhe as atividades da iCon pelo Instagran @iconlondrina

O Sebrae pode lhe ajudar nestas e outras dicas para melhor atender seu cliente. Estamos com atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa. Nos acione através dos seguintes canais: 🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

Rubens Negrão

Consultor Sebrae

CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você