[ editar artigo]

Como usar a tecnologia no setor industrial?

Como usar a tecnologia no setor industrial?

A relação entre homem e máquina é cada dia mais popular e otimizada, principalmente após o surgimento da indústria 4.0. Para alguns, o termo pode até parecer estranho, mas ele refere-se a 4° Revolução Industrial, que garante a automação e o emprego da tecnologia da informação nos procedimentos.

Perto de países da Europa, Ásia e América do Norte, o Brasil está muito atrasado na utilização dessas novas tecnologias, principalmente devido aos custos de instalação. Entretanto, isso não significa que o País não está caminhando para essa mudança. 

Em passos lentos, as indústrias brasileiras começaram a solicitar as inovações, com o intuito de deixar o ambiente mais dinâmico e seguro. Quer saber como fazer o mesmo? Então, continue lendo esse post e descubra como usar cinco diferentes tecnologias em seu negócio! 

1. Inteligência artificial

Muito se fala sobre a inteligência artificial nos últimos tempos, mas você sabe o que ela significa? Simplificadamente, ela é um sistema que permite a tomada de decisões sem que seja necessário a interferência humana.

Assim, podemos dizer que a IA, como também pode ser chamada, é uma tecnologia desenvolvida para simular as habilidades, como percepção e o raciocínio, e empregá-los durante os processos. 

Pense em uma bomba magnética. Ela pode ser instalada em diferentes sistemas, bem como durar por um longo período de tempo. No entanto, isso não significa que ela é segura e nem que ela não precise ter sua atuação monitorada.

A inteligência artificial permite justamente minimizar os erros, garantindo um excelente gerenciamento da cadeia de suprimentos, do banco de dados e até mesmo para possibilitar a manutenção preditiva.

2. Internet das coisas (IoT)

A internet das coisas, conhecida pela sigla Io, é considerada uma interconexão entre objetos cotidianos com a internet. Como isso pode ajudar uma indústria? Em absolutamente TUDO! Com ela, é possível transformar informações em dados, bem como tomar decisões mais assertivas.

Uma ótima vantagem do sistema é que ele não requer a substituição dos equipamentos e máquinas que você já tem em sua indústria. Isso porque ele se caracteriza como um complemento. 

Por isso, se você desenvolve estrutura metálica para galpão, acho bom começar a pesquisar sobre a obtenção de um sistema IoT, que irá permitir realizar um controle mais assertivo de sua produção. 

3. Big Data

O Big Data pode até não ser tão conhecido como os dois primeiros, mas ele é um dos mais utilizados do mercado internacional. No geral, esse programa tem como principais funções armazenar e gerenciar dados e informações. 

Se você deseja trabalhar com destinação de resíduos, por exemplo, o programa pode te ajudar muito, pois é capaz de cruzar dados que já haviam sido coletados pela rede. 

Assim, é possível identificar os pontos fortes do negócio, identificar as satisfações dos consumidores e saber como suprir lacunas, que seriam impossíveis de serem identificadas apenas em buscas “manuais”. 

4. Computação em nuvem

Óbvio, a computação em nuvem é o melhor e mais barato investimento para quem deseja aplicar tecnologia na indústria. Muito simples de usar, ela permite o armazenamento e compartilhamento de dados, documentos e informações de maneira segura. 

Vale citar que o investimento nesse sistema é extremamente barato, e é possível até mesmo encontrar alternativas gratuitas, ou seja, você não precisará investir em servidores ou pagar por licenciamentos anuais 

 

5. Cobots

O termo cobot surgiu da combinação das palavras robô e colaboração. É por isso que na tradução eles são chamados de robôs colaborativos. 

Ainda muito raros no Brasil, devido ao seu alto preço de aquisição, eles podem realizar tarefas difíceis, repetitivas ou que demandam muito esforços físicos no lugar do ser humano. 

Gostou do nosso post sobre como usar a tecnologia no setor industrial? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você