[ editar artigo]

ConstruTech brasileira Vius traz para o Brasil inovação e digitalização na construção civil

ConstruTech brasileira Vius traz para o Brasil inovação e digitalização na construção civil

A ConstruSpace, marca de empresa de tecnologia sediada em Portugal, com atuação no mercado da construção na Europa desde 2018, já está disponível para uso no Brasil.

A construtech brasileira Vius, plataforma de e-marketplace de nicho, voltada exclusivamente para o mercado de materiais e equipamentos de construção, assinou no final de 2019 uma parceria estratégica com a ConstruSpace, com o objetivo de trazer para o mercado brasileiro de construção civil soluções de inovação com tecnologias desenvolvidas inicialmente para o mercado europeu.

Com essa parceria, construtoras, profissionais e consumidores em geral dos setores privado ou público terão acesso a várias funcionalidades e facilidades. Assim, entre outras vantagens, está a possibilidade de lançarem e gerenciarem suas solicitações de propostas ao mercado, e realizarem suas cotações e contratações de modo estruturado e totalmente seguro.

Pandemia coronavírus (COVID-19)

A parceria decidiu, mediante as condições ainda presentes no mercado, por manter promocionalmente pelos próximos meses todas as funcionalidades disponíveis livremente para uso.

Com quatro faixas de assinatura e preços (Starter, Business, Premium e Enterprise), sendo a primeira faixa gratuita, o acesso e uso da plataforma começa pelo registro, que pode ser efetuado aqui, pelo link direto para a aplicação.

O que motivou a parceria

Desde seu plano de negócios, a Vius estabeleceu como premissa a necessidade de atender todos os processos de suprimentos da construção civil. Consequentemente, sem ter identificado no mercado nacional algo que realmente se aproximasse das necessidades atuais do setor, a ação prevista seria investir no desenvolvimento completo de uma solução, contudo, essa medida levaria algum tempo e recursos.

Reconhecida a urgência sobre a necessidade de uma ferramenta para atender ao mercado na gestão de fornecedores, a ConstruSpace foi identificada e selecionada pela Vius após minucioso processo de busca e análise de alternativas.

A ConstruSpace possui uma série de soluções robustas e totalmente aderentes às características do mercado brasileiro de construção civil.

Iniciaram-se as primeiras conversas e em dezembro de 2019 foi assinada uma aliança estratégica (Non-corporate Joint Venture) entre as empresas das marcas ConstruSpace e Vius.

Sobre a ConstruSpace

Com empresa sediada em Portugal e operações nesse e em outros países da União Europeia, a ConstruSpace é uma marca que engloba um conjunto de soluções digitais desenvolvidas especificamente para o setor da construção civil. A ConstruPlan é a primeira das soluções da ConstruSpace a estar disponível para uso no Brasil.

ConstruPlan

A ConstruPlan é uma plataforma online desenvolvida especialmente para auxiliar o setor da construção civil de obras privadas ou públicas.

Os processos de orçamentação de um projeto são longos e complexos. Como resultado, as informações geralmente ficam dispersas entre e-mails, anexos, planilhas, papéis não digitalizados, em bancos de dados, etc.

As várias especialidades de um projeto requerem múltiplos orçamentos de diferentes fornecedores. Portanto, há necessidade de sincronizar versões de documentos e consolidar vários e-mails, arquivos e contatos. A ConstruPlan centraliza as informações em num único local, possibilitando como resultado gerenciar todo o processo de orçamentação dentro da aplicação até a sua conclusão.

De uma forma simples para quem utiliza, a solução intermedeia e centraliza a comunicação entre os departamentos e pessoas responsáveis por tratarem dos orçamentos de construção civil e dos fornecedores. Portanto, logo que as solicitações de propostas são lançadas dentro da plataforma ConstruPlan, são criados os processos de gestão de toda a informação. Por exemplo, os usuários podem, entre outras características:

  • Adicionar especialidades;
  • Pesquisar e adicionar fornecedores;
  • Convidar os fornecedores a participarem das solicitações de propostas;
  • Gerir prazos limites de participação;
  • Anexar arquivos.

As principais vantagens da ConstruPlan estão em permitir reduzir significativamente o tempo gasto no processo de orçamentação e oferecer-lhe total transparência e governança. Resumindo, contribui para garantia da integridade nos negócios do setor da construção civil.

Próximos passos

Diante a robustez e a facilidade na utilização da plataforma e ao exemplo já ocorrido na Europa, as empresas acreditam em uma rápida adesão e utilização da solução no Brasil.

Nos próximos meses serão preparadas novas funcionalidades para a ConstruPlan e brevemente será liberada a ConstruVagas, a próxima plataforma da ConstruSpace / Vius, destinada ao anúncio de vagas e currículos, exclusivamente para a construção civil no Brasil.

Sobre a Vius

Criada em 2019, a Vius tem como objetivo ofertar uma plataforma de e-marketplace de nicho, voltada exclusivamente para o mercado de materiais e equipamentos de construção.

Por não ser generalista como os sites que vendem de tudo, a Vius busca atrair compradores de todos os tipos de obras. Fabricantes, lojistas e distribuidoras encontram um canal de vendas preparado para ser fácil, rápido e seguro.

CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.

Comunidade Sebrae
Marco Antonio Portugal
Marco Antonio Portugal Seguir

Empresário, Mestre em Gestão da Inovação, MBA em Administração e Engenheiro Civil pelo Centro Universitário FEI, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e MBA Executivo em Administração pelo Ibmec. Certificado PMP ® pelo PMI.

Ler conteúdo completo
Indicados para você