[ editar artigo]

Drones e Câmeras 360 para ‘’as built’’, como funciona?

Drones e Câmeras 360 para ‘’as built’’, como funciona?

A Smart Sky tech Hub disponibiliza as melhores tecnologias do mundo utilizadas na construção civil a um preço extremamente acessível. Com a tecnologia do drone e câmeras 360 é possível mitigar diversos riscos:  antes, durante e após a construção. Sabemos que nem sempre o projetado foi de fato executado, e para isso, tradicionalmente é necessário realizar o ‘’as built’’, termo utilizado para referir a um projeto com representações técnicas reais “conforme foi construído”. Ele inclui todas as modificações do projeto ao longo da sua construção.

Tradicionalmente, o ‘’as built’’ é realizado de uma forma simples e arcaica, quando o encarregado, assistente, mestre de obras ou até engenheiro ficam responsáveis em anotar as modificações feitas direto do canteiro. Essas medições e ajustes são feitos a mão no projeto para depois passar a limpo no computador, imagine neste processo quantas falhas podem ocorrer? Hoje, existe uma maneira mais rápida, ágil e que evita todos os problemas envolvidos neste processo e o melhor é que a Smart Sky Tech Hub acompanha, orienta, educa em todo o processo de implementação para garantir o sucesso e máxima eficiência da utilização dessas novas tecnologias.

De fato, os reais benefícios de utilização de drones e câmeras 360 para o ‘’as built’’ acontecem em dois momentos. O primeiro ocorre na conferência final do que foi executado por meio dos voos frequentes durante a execução da obra, onde as imagens (capturas de realidade) ficam registradas na plataforma e você tem a garantia das medidas em imagens! Assim, sempre que precisar conferir o que foi feito “por detrás da parede” basta entrar na plataforma de processamento de dados e achar as imagens. Com isso o projeto ficará muito mais preciso e real, facilitando a vida de quem terá que atualizá-lo no programa de CAD, por exemplo! Outra vantagem é na hora de concretar uma laje, pois você pode programar um voo de “antes” e “depois”, para arquivar e calcular o volume de concreto, espaçamento de armaduras e localização das tubulações. Essa vantagem pode ser aplicada a diversos outros serviços constantes em uma obra e os ganhos são enormes! Consequentemente, as reduções de custos, tempo, retrabalhos e vícios de construção após a obra serão minimizados para o futuro.

O segundo momento em que ferramentas de captura de realidade, como o drone e a câmera 360, são utilizados para o ‘’as built’’ é durante uma reforma. Quando a empresa precisa fazer a reforma de um hospital, clínica, aeroporto ou até residência e precisa ter as medidas exatas do que foi executado, normalmente não consegue acesso aos projetos da obra, muito menos os “as built” – ainda mais em construções antigas que muito provavelmente os projetos não foram conferidos ao final e o executado estará bem diferente! Nesse sentido, a tecnologia se torna cada vez mais uma aliada da construtora, já que com a realização de voos externos e de capturas com câmera 360 na parte interna, é possível criar todo o modelo digital da construção através de nuvens de ponto que auxiliam na extração das medidas e na realização de todo o projeto em 3D. Tudo isso de forma rápida e precisa! Há empresas que economizam milhares de reais apenas conferindo o projeto recebido com o real, antes de começar a construção. A Smart Sky tem um caso real de um cliente que estava em processo de licitação para uma obra aqui em Curitiba e que recebeu o projeto pronto de terraplenagem para fazer um orçamento, provisionar os custos e concorrer a obra.  Neste momento, contrataram o serviço de aerolevantamento com drone e, com os dados gerados, verificaram que o projeto recebido não condizia com a realidade do terreno, pois continham informações divergentes. No fim, a quantidade de terra a ser removida era muito menor que o previsto e com essa valiosa informação eles reduziram drasticamente o custo de retirada de terra do orçamento deles. Só aí a economia já havia sido enorme, mas eles ainda perceberam que não haveria a necessidade de uma contenção de terra nesta mesma área, e economizaram ainda mais! Conclusão: o levantamento de dados via drone fez com que eles conseguissem reduzir drasticamente o orçamento para aquela obra e ganharam a licitação.

Os ganhos com essas tecnologias são inúmeros e temos muitos cases semelhantes a esse! Estamos a disposição para compartilharmos todos esses cases studies e fazer algumas validações para que você possa testar em sua empresa todos esses benefícios e de quebra ainda gerar muitas imagens bacanas de sua obra. Entre em contato através do e-mail: comercial@smartsky.tech e pelo telefone: 41 98490-8105.

CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.

Ler conteúdo completo
Indicados para você