[ editar artigo]

Mercado Imobiliário e "A Grande Reorganização".

Mercado Imobiliário e

Pego uma carona neste artigo na entrevista recente do fundador da Zillow, Rich Barton, a revista BusinessWeek onde explica por que o setor imobiliário residencial está crescendo durante uma recessão.

Ele afirma que este crescimento é causado por algo que ele chama de "The Great Reshuffling" a qual eu traduzo como "A Grande Reorganização".

Uma pandemia contínua atingiu a economia mundial. Cerca de 32 milhões de americanos e 18 milhões de brasileiros estão desempregados (ou sem renda) e muitos não têm ideia de quando ou se podem voltar a trabalhar. Você não pensaria que condições como essas levariam a um aumento de demanda nos imóveis residenciais, mas mesmo assim o setor está crescendo em ambos os mercados.

Um fenômeno chamado "The Great Reshuffling" – “A Grande Reorganização”, de acordo com Rich Barton, co-fundador e CEO do maketplace imobiliário online Zillow, e também co-fundador da Expedia (viagens) e Glassdoor (recrutamento). Ele acredita que a atual pandemia remodelou permanentemente a maneira como as pessoas vivem e trabalham, e isso está tendo um efeito profundo no setor imobiliário residencial. Os imóveis residenciais são principalmente um mercado de vendedores. Enquanto isso, os imóveis comerciais estão prejudicando os clientes.

No Brazil empresas como Quinto Andar e Imovelweb e outras identificaram um crescimento em busca por imóveis maiores e com espaços adicionais como Escritórios. Da mesma forma o mercado imobiliário brasileiro ainda é carente de ferramentas robustas de busca e visitação virtual para imóveis. Tecnologia que em minha opinião deve mudar completamente a forma de trabalhar de imobiliárias, corretores e construtoras.

No início do coronavírus, Zillow esperava grandes quedas de receita e tomou algumas medidas de precaução. Reduziu os custos em 25%, em parte congelando as contratações e cortando os gastos com marketing. Ela também interrompeu seu programa de Ofertas Zillow, no qual a empresa compra casas de vendedores em dinheiro e depois as revende.

Nada disso acabou sendo necessário. Em vez de ver prejuízos, a Zillow registrou receitas de US $ 768 milhões no segundo trimestre na semana passada, um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano passado. Zillow não é o único. O concorrente mercado imobiliário online Redfin também relatou receitas mais altas no segundo trimestre do que no mesmo período do ano passado - embora a economia estivesse muito mais forte naquela época.

A explicação de Barton, é a tendência mundial para o trabalho remoto causada por preocupações com o distanciamento social. Setenta por cento dos americanos relatam trabalhar em casa pelo menos parte do tempo, e todos estes passam em média nove horas a mais em casa por dia do que antes. E isso significa que as pessoas têm novas prioridades onde desejam morar. Um grande quintal e uma sala para um escritório doméstico são mais importantes hoje em dia do que um trajeto curto ou a proximidade de um centro movimentado. Alguns funcionários estão planejando trabalhar em casa permanentemente, desejam se mudar para uma cidade diferente, ou totalmente fora da cidade, para os subúrbios ou para o campo, ou talvez para um estado diferente. Esta é a "The Great Reshuffling" – A Grande Remodelação, mas - exceto em grandes centros urbanos - a demanda está ultrapassando em muito a oferta. Os compradores de residências querem mais espaço e se mudam para novas áreas, enquanto os proprietários estão pendurados em suas casas em meio a incertezas inspiradas na pandemia. Essa dinâmica está elevando os preços das casas, mesmo em tempos economicamente difíceis. Mas entenda que estas demandas são para imóveis que apresentam as características almejadas, e muitas vezes inexistentes ou raros no mercado.

Estes fatores mudaram o modelo de trabalho vigente de forma que os espaços residenciais e dinâmicas corporativas nunca mais serão os mesmos. Alguns especialistas já afimam que pós-pandemia 20% da mão de obra vai se manter remota (de forma integral ou parcial) e que os deslocamentos devem diminuir.

Enquanto isso, o setor imobiliário comercial sofreu um surto, pois os funcionários continuam a trabalhar remotamente e muitos empregadores cancelam planos de novas sedes e anunciam a mudança definitiva para o trabalho remoto. Algumas já indicam que em vez de uma única sede, a empresa terá várias sedes "satélites" e uma nova ênfase no trabalho remoto.

Uma das empresas considerada um dos grandes algozes do varejo, a Amazon, está supostamente em negociações para transformar algumas lojas extintas da JC Penney e Sears em depósitos. Isso é irônico, já que ambos os varejistas foram levados à falência em grande parte pelo crescimento da Amazon.

Alguns sites de trocas, chamados de “swaps” vem crescendo muito, um deles é o conhecido Craigslist (um OLX americano), onde o aumento de anúncios de imóveis com a intenção de swap, ou seja, cresceu 1200% nos últimos meses.

Mas para proprietários de residências e empresas, a mensagem é clara. Se estiver procurando alugar ou comprar uma loja ou escritório, apesar das atuais preocupações com a pandemia, você pode conseguir alguns negócios muito bons. E se você está querendo vender sua casa, agora pode ser o momento certo.

Para as empresas relacionadas a construção civil, a hora e de mudar o rumo de obras em andamento, e o replanejamento de obras em projeto. Tudo com o objetivo de entender que todos os modelos foram reinventados, que o consumidor tem novas demandas e que nada será da mesma foram que antes. Cada vez mais o Customer Experience (CX) passa a ser predominante no desenvolvimento de produtos e serviços alinhados com a experiência que o consumidor espera ter.

Será que as empresas de Construção, ou Real Estate como são conhecidas mundialmente, irão buscar, nas palavras do autor W. Chan Kim, um oceano azul!

CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.

Comunidade Sebrae
Jorge Biff Netto
Jorge Biff Netto Seguir

Professor PUCPR e Consultor de inovação, varejo, serviços, indústria e internacionalização ; um aquariano direto e claro, com grande interesse em inovação, empreendedorismo e PME’s; inquieto por natureza e com o objetivo de mudar e ser mudado.

Ler conteúdo completo
Indicados para você