[ editar artigo]

Novo material sustentável promete revolucionar o setor de construção civil brasileiro

Novo material sustentável promete revolucionar o setor de construção civil brasileiro

A paixão por aprender e ensinar e a vontade de ver o conhecimento e a tecnologia sairem do campus da universidade e conquistar novos mercados fez com que os professores Eduardo B. Sydney e Antônio Carlos de Francisco e o acadêmico Leandro, se aventurassem a empreender. Em Novembro de 2019 criaram a startup Mush, fruto de anos de dedicação e pesquisas na área de Biotecnologia e Desenvolvimento Sustentável nos laboratórios da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa/PR.

Focados em transformar resíduos sólidos agroindustriais em bioprodutos, a Mush desenvolveu uma tecnologia inspirada na natureza voltada à produção de um material de origem biológica 100% renovável, extremamente versátil e biodegradável para ser utilizado na construção civil.

O material é produzido a partir do crescimento de um fungo, que atua como agregador de partículas e gera um material leve, resistente, que faz isolamento térmico e absorção acústica.

A aplicação deste material na construção civil contribui significativamente para sustentabilidade do setor: além da baixa pegada hídrica, substitui materiais de origem não-renovável, resulta na absorção de CO2 e diminuiu significativamente a geração de resíduos na obra.

Além da construção civil, a Mush tem desenvolvido soluções para a indústria de embalagens e painéis acústicos, aliando design, funcionalidade e sustentabilidade.

Essa tecnologia é nova no Brasil e a Mush é a primeira a trazer esta solução para o mercado. A empresa recebeu fomento da  Fundação Araucária através do programa Sinapse da Inovação (Governo do Paraná) e foi selecionado para participar do reality show Rocket StartUp, da RPC (Filiada da Rede Globo no Paraná), que está em exibição no site www.gshow.com/rocket (selecionar órbita Agro).

A missão da Mush é “contribuir para a inovação da indústria brasileira desenvolvendo soluções eficazes e que contribuem efetivamente para o meio ambiente e a qualidade de vida”.

Com a tecnologia validada em laboratório o desafio da equipe é buscar parceiros e investidores para escalonar a produção.

Ficou curioso? Conheça mais  no site:

https://mush.eco

Instagram: @mush.eco

Facebook: /empresamush

CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.

Comunidade Sebrae
Adriana Kalinowski
Adriana Kalinowski Seguir

Coordenadora estadual de projetos para indústria e construção civil do Sebrae Paraná - Consultora de negócios, designer de produtos, especialista em gerenciamento de projetos, empreendedorismo, liderança e negociação. HEAD de comunidade digital :)

Ler conteúdo completo
Indicados para você