[ editar artigo]

O impacto da pandemia na construção civil

O impacto da pandemia na construção civil

Parte de qualquer trabalho é, sem dúvidas, entender o cenário que o segmento de atuação está passando, certo? Não é de hoje, que a pandemia do COVID-19 modificou o modelo de negócio de grande parte das empresas, e é importante entender o impacto na sua área profissional. É fundamental compreender a relação entre construção civil e coronavírus.

Afinal, o período de quarentena e isolamento social fez com que inúmeras empresas adotassem, por exemplo, o método de home office. No caso da construção civil, esse mecanismo não funciona, mas o trabalho também não pode ficar parado, certo?

Porém, é necessário pensar na segurança e saúde de quem está em um canteiro de obras, por exemplo.

Então vamos falar sobre o setor da construção civil e o coronavírus?

Se tem uma área que deve se manter a todo vapor, sem dúvida nenhuma, é a construção civil. Afinal, a construção de hospitais, prontos-socorros e outras obras públicas é fundamental para o funcionamento da sociedade, especialmente em momentos de crise. Portanto, muitos profissionais podem continuar exercendo suas funções para contribuir no combate ao COVID-19.

Mesmo assim, o cenário não é tão positivo, especialmente ao compararmos com o que aconteceu na China, local de origem do coronavírus. No país asiático, o impacto foi calculado na casa dos 43 trilhões de dólares, um duro golpe para o segmento.  Parece que está muito longe de nós, mas tudo que envolve o mundo, impacta em nós em algum momento, a importação, por exemplo, sofreu um grande impacto por conta da redução na produção, de itens como o PVC e muitos outros.

Por mais impactante que seja nos mais diferentes setores, é importante entender que, assim como outras pandemia, a crise causada pelo coronavírus pode ser enfrentada. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e de outras organizações, a tendência é que esse período seja superado da melhor maneira possível, mesmo que pareça não ter fim.

Como as empresas de engenharia podem minimizar os impactos da pandemia

Mesmo não sendo considerada como serviço essencial em alguns decretos, a engenharia civil é parte importante da economia brasileira e não pode parar, por isso seguem algumas dicas para empresas do setor:

1. Atendimento on-line ao cliente, sempre que possível;
2. Orientação e capacitação dos funcionários e colaboradores;
3. Fornecimento de material de higiene necessário tanto nos escritórios como nas obras;
4. Controle sanitário estrito;
5. Utilização da tecnologia a favor do seu negócio, com o uso de aplicativos, marketing digital e redes sociais para divulgar seu trabalho e informações importantes.

É importante que as empresas estejam preparadas para a nova fase, que deve durar até a estabilização da doença, e a retomada total da economia. Ser criativo e responsável pode fazer toda a diferença para minimizar a crise e os impactos negativos da Covid-19 em todos nós.

 

Dou dicas todas as semanas para a sua empresa, aqui mesmo na comunidade, se quiser receber as notificações não deixe de me seguir.

Dúvidas, só deixar seu comentário abaixo 👇

 

CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.

Comunidade Sebrae
Mariana Carvalho
Mariana Carvalho Seguir

Consultora do SEBRAE/PR | Especialista em Gestão Financeira | Especialista em Gestão Empresarial | Especialista em Controladoria | Head da Comunidade Sebrae de Finanças e Tributos | Mentora de Educação Financeira

Ler conteúdo completo
Indicados para você