[ editar artigo]

Tijolos de Plástico Reciclado

Tijolos de Plástico Reciclado

 

O DESAFIO:

A Conceptos Plásticos é empresa privada com impacto ambiental, social e econômico focada na economia circular. Iniciou suas atividades oferecendo soluções para um problema ambiental relacionado a plásticos por iniciativa da sócia da empresa, Isabel Cristina Gamez. Em 2013, ela lançou a ideia de elaborar um serviço com maior carga social promovendo o descarte adequado do plástico transformando-o em soluções para problemas sociais.

A empresa tinha como objetivo buscar uma solução que pudesse ser útil e necessária à sociedade, de forma a manter-se como uma iniciativa social que perdurasse, sendo sustentável. Olhar o negócio sempre de forma a trazer um impacto positivo, social e econômico para as partes envolvidas é o lema da empresa. Nesse caso,  tinha como foco trabalhar diretamente com os recicladores de plástico, inclusive capacitando-os para este trabalho. Educar e promover mudanças de comportamento no descarte de resíduos, envolvendo comunidades de recicladores na logística e melhorando sua renda.

Mas o que fazer com o plástico usado? Foi quando surgiu a ideia de juntar a ação social, gerando trabalho para os recicladores de plástico e a ação ambiental utilizando esse material, que não era comercializado, fechando o ciclo do plástico transformando-o em tijolos para criar um sistema de construção alternativo produzindo impactos positivos e reduzir o déficit habitacional nos países em desenvolvimento, pois o problema da moradia não se resume apenas em espaço, mas também ao tipo de material, a mão-de-obra e os custos. Ao mesmo tempo em que têm-se uma grande parte da população mundial vivendo em condições precárias, têm-se o aumento do consumo, o que gera toneladas de resíduos diariamente. Buscar soluções para estes dois desafios é essencial para ampliar o acesso global à moradia.

Porém, além de desenvolver o produto a empresa também tinha como desafio passar pela barreira de entrar em um mercado muito competitivo, com algo inovador e feito com um material que jamais tinha sido considerado como solução na indústria da habitação.

O PROJETO:

A Conceptos Plásticos iniciou suas pesquisas no sentido de desenvolver uma tecnologia que pudesse transformar o plástico já utilizado em tijolo para construção e ao mesmo tempo, diminuir o impacto social e ambiental negativo originado pelo uso do plástico e, ainda, efetuar a compra do material diretamente dos recicladores. A tecnologia utilizada tem por base o processo de extrusão do plástico, no qual este é triturado, derretido e preenchido em um molde final. Em seguida recebe um choque térmico para esfriar o material, que depois é retirado dos moldes, criando um tijolo similar a um de argila com as mesmas dimensões. O tijolo de plástico reciclado isola o calor, é termoacústico e sua produção segue a legislação colombiana no que se refere a atividade sísmica do país. Sua forma é feita para encaixar-se um ao outro, sistema que agiliza o processo de construção, seja residencial, industrial ou escolar. É um material leve e fácil de ser transportado o que facilita o uso em construções de áreas com difícil acesso.

Os proprietários da empresa sempre tiveram como objetivo usar somente o plástico já utilizado, retirando-o do ambiente.

O RESULTADO:

Pronto o tijolo de plástico reciclado houve um trabalho de convencimento para que as pessoas entendessem que o plástico, como matéria-prima reciclada, não era ruim. Tampouco pelo fato de ter sido reciclado: existem muitos processos de transformação pelos quais o plástico tem de passar para que se converta, enfim, em uma peça do processo.

Os tijolos são feitos de forma a se encaixarem, tornando possível que os próprios moradores ou voluntários sem muita experiência consigam construir as casas, é um sistema construtivo modular. Pode-se realizar qualquer tipo de construção que tenha (por ora) apenas um piso. Moradias, salas de aula, centros comunitários, centros de saúde.

O aproveitamento do plástico usado não só passou a prevenir a contaminação do ambiente pelo plástico, cujos resíduos são retirados dos lixões, mas também fez com que fosse transformado em material de construção necessário para que comunidades de baixa renda pudessem ter uma infraestrutura mínima de habitação.

A comercialização dos tijolos de plástico iniciou em 2015, após diversos testes e a elaboração de uma nova visão empresarial. Em 2016 a Conceptos tinha capacidade para produzir 20 moradias mensais.

CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.

Comunidade Sebrae
Centro Brasil Design
Centro Brasil Design Seguir

O Centro Brasil Design é um hub que inspira, informa e conecta as partes interessadas por meio de projetos e programas que impactam positivamente os negócios. Com experiência e competência, geramos oportunidades e conexões.

Ler conteúdo completo
Indicados para você