[ editar artigo]

Aquisição de crédito consciente

Aquisição de crédito consciente

Existem várias modalidades de crédito disponíveis no mercado, cada uma com encargos e prazos diferentes e é essencial que você saiba como cada uma funciona para avaliar qual atende melhor à sua necessidade.

Por isso, a importância do uso consciente do crédito. Visando evitar o endividamento excessivo, a utilização deste crédito deve ser planejada, cuidadosa e inteligente desses recursos.

Toda e qualquer operação de crédito deve ser estudada e analisada antes de sua efetivação, tendo em vista os juros e encargos que deverão ser pagos, garantindo a sua saúde financeira.

Algumas alternativas são:

  • Cheque especial: é um limite de crédito pré aprovado colocado à sua disposição na conta corrente. Ele é indicado para despesas emergenciais e desde que o valor utilizado possa ser pago a curto prazo. Aqui é importante analisar quanto vai pagar de juros e ver se é vantajoso ou não utilizá-lo para determinado motivo.
  • Cartão de crédito: tem a possibilidade de fazer pagamentos à vista ou parcelado em estabelecimentos comerciais. Verifique sempre antes de usá-lo se há diferença entre o pagamento à vista e a prazo, senão poderá acabar fazendo um mau negócio.
  • Crédito consignado: Essa modalidade costuma ter as melhores condições, tanto no prazo quanto nas taxas, pois existe garantia do valor pago ser descontado diretamente do salário ou benefício. Sua principal desvantagem é ser exclusivo de servidores públicos ou aposentados e pensionistas do INSS.

São muitas as opções de crédito disponíveis, não é mesmo? Por isso a importância do uso planejado e consciente deles, visando evitar o endividamento excessivo. Para utilizá-lo da melhor maneira, temos algumas dicas para você!

Escolha o crédito que cabe no seu bolso

Normalmente quando alguém procura uma opção de crédito, é porque a situação não está das melhores, certo? Nesse caso, é importante que a opção contratada caiba no seu bolso, ou seja, que as parcelas e custos não acabem atrapalhando ainda mais sua situação financeira gerando dependência de novos empréstimos e o chamado “efeito bola de neve”

Pesquise as alternativas disponíveis

Sempre analise, com muito cuidado, as opções de crédito disponíveis para você. Vale a pena pesquisar qual a forma de crédito que trará os melhores resultados dentro do seu objetivo e também as melhores taxas.

Busque orientação para o uso de crédito

Sempre é aconselhável buscar orientação especializada para o uso consciente de crédito, evitando que você acabe gastando além do que devia ou contratando um crédito que nem precisava naquele momento.

Lembre-se, antes de consumir:

  • Não compre por impulso;
  • Sempre pesquise preços e formas de pagamento;
  • Analise se vai conseguir honrar com os pagamentos sem comprometer seu orçamento.

E antes de contratar um crédito, pense:

  • Você tem real necessidade?
  • Qual é a sua urgência no momento?
  • Precisa realmente de crédito? Sim, qual a melhor opção? E a taxa de juros?

Com essas dicas, você conseguirá consumir sem ficar no vermelho e realizar seus sonhos com maior facilidade e tranquilidade.

Crédito 💲

Comunidade Sebrae
Felipe Pietro Farias
Felipe Pietro Farias Seguir

Analista e Administrador, atuo na área de Serviços Financeiros na Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais no SEBRAE PR. Venho do ramo financeiro onde atuei por 5 anos na área de Administração de Vendas e Planejamento Estratégico.

Ler conteúdo completo
Indicados para você