[ editar artigo]

Capital de giro, você conhece? Entenda suas aplicações.

Capital de giro, você conhece? Entenda suas aplicações.

O Capital de giro é o recurso financeiro necessário para sustentar o funcionamento contínuo da empresa. Ele é um reflexo da saúde financeira da empresa e proporciona:

  • Recurso para financiamento aos clientes (vendas à prazo);
  • Manter os estoques;
  • Assegurar o pagamento aos fornecedores (compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda), bem como o pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.

Agora que sabe o que é o capital de giro, vamos entender como ele é calculado:

  • Primeiro: some todas as suas contas a receber e o valor que você possui no estoque;
  • Segundo: some as contas a pagar com o valor a pagar em impostos e despesas;
  • Terceiro: a diferença entre o primeiro item e o segundo é o capital de giro necessário

Caso o resultado seja um valor abaixo do disponível, você pode buscar crédito no mercado através das instituições financeiras convencionais (banco múltiplo), recorrer à uma cooperativa de crédito por meio de um aval de uma Sociedade Garantidora de Crédito ou reajustas seus gastos mensais para adequar um capital de giro menor.

Se possuir qualquer dúvida na tomada de crédito para seu capital de giro, acesse o APP de Crédito clicando aqui, ele orientará você para a melhor escolha da instituição financeira.

Crédito 💲

Comunidade Sebrae
Felipe Pietro Farias
Felipe Pietro Farias Seguir

Analista e Administrador, atuo na área de Serviços Financeiros na Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais no SEBRAE PR. Venho do ramo financeiro onde atuei por 5 anos na área de Administração de Vendas e Planejamento Estratégico.

Ler conteúdo completo
Indicados para você