[ editar artigo]

Diferença entre SPC e Serasa e suas influências para aquisição de crédito

Diferença entre SPC e Serasa e suas influências para aquisição de crédito

O que é SPC?

O SPC é uma empresa de proteção ao crédito. Foi criada e financiada pelas associações comerciais, especificamente, pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL).

Sua função é criar uma lista com informações pessoais de pessoas que possuem dívidas atrasadas. Assim, ela vende essas informações para bancos e lojistas para que possam consultar a situação de seus possíveis clientes.

O que é Serasa?

O Serasa Experian foi criado em 1968. É resultado de uma parceria da Associação de Bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) com a Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban).

Possui a mesma função do SPC: criar uma lista com informações de pessoas inadimplentes, disponibilizando-a para bancos e empresas.

Tabela comparativa entre SPC e SERASA

A influência destas organizações na concessão de crédito é direta, sendo elas o braço direito das instituições financeiras no ato da concessão, com o intuito de proteger as instituições em conceder crédito para Pessoas Físicas e Jurídicas que não honram com suas obrigações financeiras.

Crédito 💲

Comunidade Sebrae
Felipe Pietro Farias
Felipe Pietro Farias Seguir

Analista e Administrador, atuo na área de Serviços Financeiros na Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais no SEBRAE PR. Venho do ramo financeiro onde atuei por 5 anos na área de Administração de Vendas e Planejamento Estratégico.

Ler conteúdo completo
Indicados para você