[ editar artigo]

Meu gerente diz que “neste momento será difícil um financiamento...” Não entendo por quê!

Meu gerente diz que “neste momento será difícil um financiamento...” Não entendo por quê!

Outro dia eu estava numa agência bancária e meio que sem querer, escuto um diálogo que me chamou a atenção. Tudo bem, coisa de curioso, mas era mais ou menos assim:

- “Minha querida gerente de contas, preciso ver contigo um empréstimo para passar este momento, a coisa tá difícil, mas vou precisar.  Vi na televisão que tem dinheiro barato, o que você tem destes programas?

E do outro lado da mesa, a “querida gerente de contas” dá um lindo sorriso e responde:

- “Então... neste momento será meio difícil... e o Sr. ainda tem aquele financiamento que está pagando.”

E o “amável” senhor, já quase aos gritos e com a cor do pescoço meio avermelhada:

- “Como será difícil? Primeiro, tenho conta neste banco há 20 anos! Segundo, tenho financiamento, mas até agora estou pagando certinho! Terceiro, a todo momento escuto na TV que tem um monte de dinheiro para emprestar!

Você já presenciou ou até mesmo passou por algo semelhante? Talvez a resposta seja sim, não é mesmo. E talvez você tenha ficado até mais indignado que o amável Sr. de nosso diálogo, mas o fato é que esta situação tem sido constante e é importante refletir um pouquinho.

O crédito sempre foi uma mistura de capacidade de pagamento (valor do empréstimo x faturamento e resultado da empresa) mais uma pitada de amizade ou conhecimento com o gerente (esforço em conseguir menor taxa). Claro, quanto mais tempo de relacionamento você tem com seu banco, maior a confiança gerada entre as partes.

Acontece que muitas vezes o grau de confiança pessoal interfere na dedicação! Ou seja, VOCÊ empresário precisa - agora mais que nunca - reavaliar seus compromissos mensais e ajustar a seu “novo” fluxo de caixa; e pode ser que seu gerente de contas não dê a mesma importância que você! Ele não faz por mal, mas pela pressão sofrida em atender vários clientes com as mesmas necessidades que você todos os dias, é como se fosse normal! Assim sendo, é mais fácil dizer que não dá... que esta difícil... Sendo sincero com você caro leitor, existem casos de que o gerente de contas não sabe o que o próprio banco está oferecendo na mídia ou que para melhorar suas garantias poderá utilizar-se de uma solução externa como exemplo uma SGC, Sociedade Garantidora de Crédito!

Portanto, aqui compartilho algumas dicas de como conduzir uma negociação financeira:

  1. Primeiro faça uma pesquisa para saber o que o banco está oferecendo ao mercado, prazo, taxa, carência. Quando se sentar para negociar tenha estas informações na ponta da língua;
  2. Chame a atenção de seu gerente para que ele “pare tudo” e passe a negociar com você uma solução real para sua necessidade! Tire ele de sua comodidade e se não conseguir seu real comprometimento, passe a negociar diretamente com o gerente geral da agência. Mesmo que isto cause um desconforto a seu “gerente amigo”.

Agora vamos falar um pouquinho sobre sua condição para adquirir crédito. É fato que a maioria das empresas já passavam por dificuldades financeiras antes da pandemia. Ou seja, o cenário de negociação que você irá encontrar no banco é o que trará seu histórico para este momento e como a situação agora é muito mais preocupante é natural que a instituição financeira tenha mais cuidados na análise de seu crédito. É um momento onde você precisa demonstrar ao banco segurança do que está propondo! 

Mais algumas dicas:

- Não comece uma renegociação sem antes ter atualizado sua planilha de fluxo de caixa. Se sua empresa não está organizada suficientemente para construir este documento, não se preocupe e conte com o SEBRAE, estamos aqui justamente para te ajudar!

- Ao encaminhar os documentos necessários para uma análise de crédito ao banco ou a uma SGC, a instituição irá avaliar toda a informação encaminhada contabilmente, o SCORE da empresa e dos sócios junto ao Serasa e as informações fornecidas pelo BACEN. Sendo assim, somente nos resta transparência nas informações. Não se pode mudar o passado! O que podemos é sim preparar sua empresa para o futuro, mas isto é tema para uma outra publicação!

Mais uma coisa! Eu estou a sua disposição, basta mandar sua mensagem e conversaremos sobre sua necessidade!

Até daqui a pouco!

O empresário poderá contar com o apoio do SEBRAE por meio do atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa e as linhas de créditos oferecidas por instituições financeiras. Nos acione através dos seguintes canais:

🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

 

Crédito 💲

Comunidade Sebrae
Rogerio Borges Schwanck
Rogerio Borges Schwanck Seguir

Consultor Credenciado, Educador, Empreendedor. Com atuação internacional, possui escritórios próprios na Argentina, Brasil e Paraguai e atua diretamente no desenvolvimento de novos negócios e na melhoria da gestão empresarial.

Ler conteúdo completo
Indicados para você