[ editar artigo]

1o. Livro - Microcrédito no PR Histórias sobre a revolução silenciosa do crescimento da economia no estado

1o. Livro - Microcrédito no PR
Histórias sobre a revolução silenciosa do crescimento da economia no estado

Caros Empreendedores que desejam viabilizar seus projetos com crédito acessível e profissionais que atuam na linha de frente de acesso à credito!

Nesse post queremos apresentar o primeiro livro de histórias inspiradoras de empreendedores que acessaram recursos financeiros cedidos pela Fomento Paraná por meio do Microcrédito. A missão da Fomento Paraná é oferecer recursos financeiros com juros significativamente melhores que os bancos, para pessoas que desejam realizar um sonho de empreender ou inovar no negócio já existente, somado à parceria com o Sebrae Paraná de fomentar a gestão desses negócios, obtemos um resultado de grande impacto da economia no estado em todos esses anos.  

Porque o Microcrédito faz uma revolução?

Quando falamos na chamada deste post – “a revolução silenciosa que do crescimento da economia do estado”, é uma grande verdade, pois é muito significativa a quantidade de famílias que geram renda e se sustentam, além de gerar empregos em todo o país, graças ao trabalho dos micro e pequenos negócios.

Segundo dados do Sebrae Nacional em jan/2020, “as micro e pequenas empresas representavam, no Brasil, 99,1% do total registrado. Eram mais de 12 milhões de negócios, dos quais 8,3 milhões são microempreendedores individuais (MEI). Os pequenos negócios também respondiam por 52,2% dos empregos gerados pelas empresas no país.”  No Paraná, os empreendedores de micro e pequenas empresas representam uma grande força de desenvolvimento econômico e social, pois até fevereiro de 2020, "91% dos empregos no estado eram gerados por eles," segundo dados do Sebrae.

Oferecer o Microcrédito à pequenos empreendedores é a ação que fomenta uma base muito significativa da nossa economia e faz uma revolução nos dados sócio econômicos de desenvolvimento no estado. Essa compreensão e responsabilidade, faz parte da parceria que o Sebrae Paraná firmou há muito tempo com a Fomento Paraná, pois se pensarmos em mais de 20 anos de contribuições tão significativas, podemos imaginar o tamanho do impacto socioeconômico desta parceria.  

Mas, o que podemos encontrar no livro?

Buscamos através de uma metodologia de contar histórias, apresentar no livro – Microcrédito, construindo histórias no Paraná, uma amostra deste resultado, porém contada pelos próprios empreendedores e agentes de microcrédito. O conteúdo apresentado tem dois capítulos:

1º. Capítulo – Com as histórias de empreendedores de vários setores, relatando como ocorreu a aplicação do recurso e os resultados conquistados, mas com muitas facetas engraçadas nos seus relatos.

2º. Capítulo – Com as histórias dos agentes de crédito que, num verdadeiro mutirão de formiguinhas, fazem acontecer esse movimento todo há mais de 20 anos no Paraná. As histórias dos agentes, são muito inspiradoras, pois demonstram a dedicação e afinco de cada um para chegarmos à esses resultados. Eles são uma parte muito importante nessa revolução silenciosa.   

Essas histórias foram registradas em 2015, homenageando os 15 anos da parceria entre o SEBRAE e a Fomento Paraná. Uma parceria que continua em ação ainda mais fortemente nesse período de pandemia, pois os recursos do microcrédito estão salvando muitos pequenos empreendedores da falência, além de oferecer nova possibilidade de reinventarem seus negócios.    

As HISTÓRIAS CONTADAS e a maior riqueza nos resultados

Particularmente é a parte que eu mais gosto, porque uma história conta os resultados reais de uma empresa, onde a equipe, normalmente se superou e criou condições para obter o sucesso, e o que mais nos ensina que, é possível mudar e inovar, é o que nos inspira muitas vezes à ter atitude perante as dificuldades que o meio nos apresenta.

As histórias contam o resultado, mas também sobre o processo do trabalho que esses empreendedores fizeram para conseguir chegar à resultados tão bons.

Já as histórias dos agentes de crédito, contam a maneira como cada um fez para atender da melhor forma possível todos que procuram microcrédito e se sobressair cumprindo com esse elo entre as instituições que oferecem o acesso e os empreendedores que aplicam o recurso. Essa orientação e apoio num atendimento humanizado, é que faz muitas vezes, a diferença no resultado final do empreendedor.

O livro foi publicado em 2015, com 23 histórias de empreendedores do microcrédito e 27 histórias de agentes de crédito, porém as histórias demonstram uma grande INSPIRAÇÃO PARA OS DIAS DE HOJE.

BOA DICA AO LEITOR:

  • Acesse o livro e estude as histórias, elas nos ensinam muito.
  • Se inspire com cada solução e desafio vencido, com cada detalhe que levou o sucesso do empreendedor relatada.
  • Copie algo bom e multiplique em outros negócios ou soluções que deseja.
  • Se inspire e busque os recursos existentes para viabilizar o seu projeto desejado. É um momento muito oportuno.     

Na Comunidade Crédito, estamos sempre divulgando orientações sobre acesso à credito, bem como, oportunidades de recursos disponíveis para a fomentar seus projetos/negócios e muitas histórias inspiradoras.

Acesse a comunidade e compartilhe os posts.

Salve o arquivo do livro com as melhores histórias e se inspire com os exemplos de transformação desses empreendedores – Livro Microcrédito, Construindo Histórias no Paraná - https://drive.google.com/file/d/1hD-oD1eRu0RlxVvFHPnavmoFXuiG0_Rk/view?usp=sharing

 

Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

Crédito 💲

Comunidade Sebrae
Irene Hoffelder Vioti
Irene Hoffelder Vioti Seguir

Mestranda em Administração Estratégica de Negócios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

Ler conteúdo completo
Indicados para você