[ editar artigo]

O que aconteceu depois que você conseguiu o financiamento?

O que aconteceu depois que você conseguiu o financiamento?

Olá amigo leitor, como vai? A comunidade do SEBRAE Paraná existe justamente para que possamos refletir e até mesmo discutir sobre a necessidade que você empresário e empreendedor tem para levar seu negócio a frente! Por este motivo, especialistas em crédito e gestão financeira vêm contribuindo e postando neste espaço informações de extrema relevância para a condução de seu negócio!

Vimos ao longo das publicações informações sobre quais as linhas de créditos estão disponíveis, falamos sobre as parcerias do SEBRAE com instituições financeiras, a exemplo do FAMPE, informamos que existe a possibilidade de complementar o seu aval utilizando uma SGC, Sociedade Garantidora de Credito e explicamos como organizar sua empresa para poder ter linhas de créditos aprovadas. Dicas importantes foram apresentadas, concordam comigo?

Pois bem, agora você já conseguiu o dinheiro que queria e isto me deixou muito feliz, mas também me deixa um pouco preocupado afinal, meu maior desejo não é ver você “apagar o incêndio” com este dinheiro, mas sim utiliza-lo de maneira a alavancar o restabelecimento financeiro de sua empresa. Por isso a  recomendação deste post é que você planeje o futuro e fique de olhos bem abertos nos indicadores financeiros de sua empresa, afinal, você acaba de contrair um financiamento, teve redução de faturamento e DE MANEIRA ALGUMA poderá descuidar da gestão de sua empresa! VOCÊ NÃO PODE ERRAR! VOCÊ NÃO PODE PERDER! Ficou preocupado? Não se preocupe, OCUPE-SE!

Ocupe-se e faça o planejamento estratégico de sua empresa imediatamente! É dentro do planejamento que você irá identificar:

- Quais são as debilidades que sua empresa apresenta neste momento. Estas debilidades poderão estar no:

  • Produto?
    • Como está a qualidade deste produto?
    • Este produto é o que o cliente está comprando?
    • Será preciso agregar algum valor a este produto para que venda mais?
  • Preço?
    • O cálculo de formação de preço está adequado?
    • O preço está compatível ao da concorrência?
    • Quanto ao custo de produção, tem como reduzir sem afetar a qualidade? Como podemos fazer isto? Temos informações que demonstram percas ou desperdício na fabricação?
  • Promoção?
    • Os canais de venda estão adequados?
    • Os indicadores de crescimento e metas de vendas estão sendo cumpridos? Se não, O QUÊ deve ser feito; COMO deve ser feito; QUEM irá fazer; QUANDO irá fazer; QUANTO irá custar para fazer?

- Quais são os indicadores implantados na empresa? Estes indicadores deverão mostrar se:

  • Estamos reduzindo os custos da operação conforme projetado? Se não, o que precisa ser adequado?
  • Estamos aumentando o volume de vendas conforme projetado? Se não, o que precisa ser adequado?
  • Estamos recebendo de nossos clientes e o número de inadimplência apresenta-se de maneira positiva e não compromete o fluxo de caixa da empresa? Se não, o que precisa ser adequado? Quanto aos casos mais graves, tenho alguma forma de tentar receber ou tentar transformar estes valores em dinheiro? Aproveito aqui para informá-los sobre a “Cessão de Crédito”, uma ferramenta pouco conhecida e bastante restrita aos grandes comerciantes. Faça uma leitura no post do Matheus Torrente dentro da Comunidade de Finanças, aqui.

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta que mostra ao gestor qual o “rumo” a ser seguido! Acredite nesta ferramenta e invista na construção dela! Se precisar de ajuda, basta chamar o SEBRAE de sua cidade e pedir... a gente vai te ajudar!

Até daqui a pouco!

O empresário poderá contar com o apoio do SEBRAE por meio do atendimento 100% digital neste período. Mesmo de casa, vamos orientar você, com relação a sua empresa e as linhas de créditos oferecidas por instituições financeiras. Nos acione através dos seguintes canais:

🔵 WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail 🔵

 

Crédito 💲

Comunidade Sebrae
Rogerio Borges Schwanck
Rogerio Borges Schwanck Seguir

Consultor Credenciado, Educador, Empreendedor. Com atuação internacional, possui escritórios próprios na Argentina, Brasil e Paraguai e atua diretamente no desenvolvimento de novos negócios e na melhoria da gestão empresarial.

Ler conteúdo completo
Indicados para você