[ editar artigo]

Tudo sobre descontos de títulos ou duplicatas

Tudo sobre descontos de títulos ou duplicatas

O desconto de duplicatas é uma prática comum entre as empresas, principalmente quando se quer assegurar recursos financeiros para arcar com custos do negócio.

Essa modalidade funciona como um adiantamento de capital, onde o banco antecipa o valor da duplicata por meio da cobrança de uma taxa. Esse documento é emitido em operações de compra e venda entre empresas.

A duplicata funciona como um título de crédito que estabelece o contrato entre dois negócios e informa o valor e o vencimento dele. Ela será utilizada como garantia para que a instituição financeira libere o crédito a você.

Ou seja, o desconto de duplicatas é uma estratégia muito utilizada pelas empresas como forma de conseguir um capital de giro mais rápido. Por isso, ela também é chamada de antecipação de recebíveis.

É importante ressaltar que quando é descontada uma duplicata, a instituição financeira responsável irá deduzir: IOF, Taxa de desconto e Taxa administrativa.

Crédito 💲

Comunidade Sebrae
Felipe Pietro Farias
Felipe Pietro Farias Seguir

Analista e Administrador, atuo na área de Serviços Financeiros na Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais no SEBRAE PR. Venho do ramo financeiro onde atuei por 5 anos na área de Administração de Vendas e Planejamento Estratégico.

Ler conteúdo completo
Indicados para você