[ editar artigo]

Você sabe qual a documentação necessária para Tomada de crédito?

Você sabe qual a documentação necessária para Tomada de crédito?

Para que a empresa esteja apta para a tomada de crédito, estar com o nome limpo não é o suficiente para que seja liberado o valor solicitado às instituições financeiras.

Para solicitar crédito, são necessários os seguintes documentos:

  • Plano de negócios: O plano de negócios trata-se do documento que mostra a viabilidade financeira do projeto que você tem em mente. É através do plano de negócios que o banco analisará quais são as projeções financeiras da sua empresa principalmente durante o período do empréstimo. Com o plano de negócios em mãos, a instituição financeira verificará se a sua empresa vai conseguir manter o equilíbrio financeiro suficiente para honrar seus compromissos.
  • Contrato Social: Para que a instituição financeira possa ter uma visão mais ampla de como seu negócio e de seus respectivos sócios é preciso apresentar o contrato social. Neste documento estão as informações relacionadas ao tipo de produto ou serviço que você comercializa, a natureza do negócio, duração da empresa o capital inicial e o local de registro. Além disso se no contrato houver eventuais alterações elas precisam ser anexadas aos demais documentos.
  • Balanço Patrimonial: Este documento vai mostrar a real situação financeira e econômica do seu negócio. Através de um balanço é possível identificar quais são os ativos e passivos de sua empresa. Em outras palavras este relatório vai revelar quais são as receitas e quais são as dívidas do negócio. Normalmente a instituição financeira solicita o balanço dos últimos três exercícios a fim de verificar como esta a evolução da empresa.
  • Balancete analítico: Este documento abrange os dados do fluxo de caixa e deve ser entregue a instituição financeira junto com o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício). As informações constantes no balancete analítico são essenciais para a liberação do crédito porque através do balancete é possível verificar se a gestão financeira da empresa está em ordem.

Importante! Estes são os documentos principais, a instituição financeira que você escolheu para a tomada de crédito pode solicitar novos documentos, mas tendo estes sempre atualizados, dinamiza todo o processo na aquisição de crédito.

Crédito 💲

Comunidade Sebrae
Felipe Pietro Farias
Felipe Pietro Farias Seguir

Analista e Administrador, atuo na área de Serviços Financeiros na Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais no SEBRAE PR. Venho do ramo financeiro onde atuei por 5 anos na área de Administração de Vendas e Planejamento Estratégico.

Ler conteúdo completo
Indicados para você