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BLACK FRIDAY E AS TÉCNICAS DE UP-SELL E CROSS-SELL

BLACK FRIDAY E AS TÉCNICAS DE UP-SELL E CROSS-SELL

A Black Friday surgiu nos EUA e acontece sempre na sexta feira que antecede o dia de ação de graças.

No Brasil é uma das datas “comemorativas” de maior vendas, e em alguns setores chega a representar 50% do faturamento anual.

A intenção é estimular a compra de produtos materiais que tiveram mais procura durante o ano, como por exemplo computador, tablets, celulares, Tv, entre outros.

A estratégia pode ser aderida por lojas físicas e e-commerce de qualquer setor, o importante é realizar um planejamento prévio para que a empresa não fique no vermelho, e não haja frustração por parte do cliente.

Então, se você lojista, deseja aproveitar a data para aumentar a sua receita, aqui vai algumas dicas de como se preparar para ter sucesso em suas vendas:

  • Faça Um Planejamento – Um bom planejamento pode ser o elemento essencial para separar o sucesso do fracasso, portanto, faça promoções que sejam atrativas para os clientes, pense no seu estoque e fornecedores. Entenda quais são as preferências do seu público e organize para sua empresa atender tanto em quantidade como qualidade.
  • Prepare-Se Para o Grande Volume De Consumidores – Independente de ser loja física ou e-commerce, você deve se preparar para o grande volume de consumidores. Esteja atento e proporcione a melhor experiência possível aos seus clientes para que eles voltem.  Afinal, o objetivo é exatamente esse, atrair o maior número de pessoas possíveis.
  • Faça Ações De Marketing – Tão importante quanto está preparado para receber pessoas é consegui atraí-las. Para isso utilize redes sociais, e-mails, anúncios dentre outros meios.
  • Seja Transparente Com Seu Público - Não faça promessas que não serão atendidas, a ideia é oferecer descontos imperdíveis para que as pessoas consigam comprar produtos e serviços que não conseguiriam em outras datas.  

É fato que todo consumidor se sente atraído pelas promoções, e a Black Friday pode alavancar o seu negócio e trazer ótimos resultados então, esse é o momento ideal para se aplicar as técnicas de Up Sell e Cross Sell.

Essas são duas estratégias no formato 2 em 1: melhorar a qualidade da experiência e aumentar suas vendas.

Como muito dos consumidores da Black Friday estão em busca de promoções de produtos específicos, uma alternativa é você oferecer outros produtos junto com venda do primeiro, como um complemento para aquela compra. Nesse caso você estará realizando um Cross-Sell.

O Up-Sell seria quando a empresa oferece um produto mais caro que o previamente escolhido, reforçando que o novo produto ou serviço é de melhor qualidade e com mais funcionalidades. Dessa forma o seu cliente estará gastando um pouco mais e estará satisfeito com o seu produto. Um bom exemplo são os planos de celulares.

Ambas estratégias são utilizadas para analisar o comportamento dos clientes em relação à maneira como eles enxergam valor nos produtos oferecidos pela empresa e como eles buscam o sucesso com os mesmos.

Mesmo sendo técnicas diferentes, elas podem ser utilizadas juntas para uma maior satisfação e fidelização do cliente.

E como melhorar a experiência do cliente na Black Friday?

Oferecer uma boa experiência do cliente na Black Friday pode ser o grande diferencial para que seu negócio se destaque frente aos demais e receba um retorno maior diante dos investimentos feitos.

Veja aqui algumas dicas de como melhorar a experiência do cliente na Black Friday:

  • Invista Em Divulgação – É comum que algumas empresas comecem a falar sobre a data com alguma antecedência, essa é uma recomendação positiva, pois essa expectativa causada no público pode gerar curiosidade e consequentemente, ainda mais desejo de compra para a data em si. Essa divulgação pode ser feita através de redes sociais, blog, site, ou até mesmo material físico como panfletos.
  • Tenha Uma Equipe Bem Preparada – Para que seus clientes tenham uma boa experiência na Black Friday é necessário ter uma boa equipe preparada e treinada para lidar com as possíveis adversidades. Portanto, faça um bom treinamento com sua equipe e deixo-os preparados para o grande volume de pessoas como também para resolver qualquer tipo de problema que venha surgir. Além do bom atendimento, dê instruções aos seus vendedores para apresentar outras promoções da loja além daquelas que os clientes estão procurando.
  • Cumpra Com As Expectativas – Ao falarmos em Black Friday, estamos falando de uma data bastante relevante para o mercado e faz as pessoas consumirem de maneira significativa. É um verdadeiro turbilhão de promoções e descontos, por isso, é importante cumprir com as expectativas dos clientes. É claro que você deve proporcionar descontos de acordo com que sua receita e lucros permitem, até para você não sair no prejuízo. Faça um levantamento de dados sobre os produtos mais comprados, sobre as combinações de produtos que mais saem numa compra, e sugira combos de ofertas.
  • Ofereça Um “Plus” – Além de um bom atendimento e preços justos, dar um mimo para seu cliente pode ser a verdadeira diferença entre a experiência que você e seu concorrente oferece. Não precisa extrapolar no investimento, a simplicidade já enche os olhos, principalmente em uma data com a Black Friday.
  • Agradeça – Nada melhor que agradecer os seus consumidores para melhorar a experiência do cliente na Black Friday. Uma boa estratégia é entrar em contato por e-mail, fazer uma breve pesquisa de satisfação. Essa é uma boa forma de fazer com que ele se sinta especial, se lembre da sua marca.

Essas são algumas técnicas que podem ser utilizadas para fidelizar clientes que irão procurar sua empresa no período da Black Friday, porém, é importante ter uma jornada do cliente já planejada para que as técnicas deem certo, e além de poder gerar um aumento da receita, você irá trabalhar o sucesso do seu cliente, tornando-os muitas vezes clientes promotores.

 

 

 

 

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Ryanne Fernandes
Ryanne Fernandes Seguir

Graduanda em Direito pela Unibrasil, atuo na área de Customer Success e apaixonada por atendimento ao cliente.

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