[ editar artigo]

Como adotar o videochat no atendimento ao cliente?

Como adotar o videochat no atendimento ao cliente?

Quem trabalha com atendimento ao cliente pode dizer que nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que é preciso lidar com pessoas confusas - às vezes sem paciência - que precisam de ajuda para resolver problemas ou encontrar o produto certo.

Embora as plataformas de suporte tenham tido avanços significativos e os comerciantes possam fornecer atendimento ao cliente por diversos canais - telefone, e-mail e redes sociais - essas opções nem sempre funcionam, especialmente quando se trata de problemas complexos ou muito específicos.

É nessa hora que entra o videochat. Quando implementado corretamente, esse tipo de bate-papo online pode otimizar suas práticas de suporte ao cliente e, finalmente, aumentar a satisfação e a lealdade do comprador.

O vídeo pode oferecer aos representantes de atendimento ao cliente uma vantagem competitiva 

A experiência do cliente está mudando rapidamente e se tornou o principal motivo para a escolha de uma marca. Para alguns consumidores o fato de não conseguirem “alcançar um ser humano real" é a parte mais frustrante de uma experiência ruim de atendimento ao cliente . 

Portanto, as ferramentas de engajamento desempenham um papel de liderança, uma vez que auxiliam a empresa a responder instantaneamente às solicitações, conectar-se e interagir  por meio da tecnologia de suporte de bate-papo por vídeo. 

Hoje, a comodidade é de extrema importância para as pessoas. Com isso, o videochat ajuda a fornecer respostas mais rápidas e eficazes aos clientes, aumentando a satisfação e criando confiança na marca.

Resolução mais rápida de problemas e com menos pontos de contato

É realmente muito frustrante quando você entra em contato com uma marca várias vezes para obter suporte para o mesmo problema. O videochat  auxilia a empresa a oferecer soluções mais rápidas aos clientes com menor número de ligações feitas por eles.

O uso do videochat é perfeito para questões técnicas complexas que precisam de entendimento visual, muitas vezes difícil de serem explicadas pelos canais convencionais (telefone, e-mail ou texto). Essa tecnologia  é uma ótima opção para lidar com esses problemas e proporcionar uma experiência única ao cliente.

Reduza os custos de atendimento ao cliente

Os clientes geralmente desligam o telefone porque o agente demora muito ou fica frustrado por não conseguir uma solução eficaz para o problema em um período de tempo razoável. Muitos destes consumidores que desistem da chamada não retornam a ligação.

O engajamento de bate-papo por vídeo pode fornecer assistência imediata e também pode reduzir as chamadas de suporte. Ele pode lidar com os desafios enfrentados pelos clientes, como tempo longo de espera, vários pontos de contato e problemas de comunicação. 

Quando você oferece esse tipo de atendimento ao clientes, as chances das dúvidas pontuais serem resolvidas são maiores.  O bate-papo direto com os consumidores ajuda a identificar a causa raiz do erro e oferece soluções rápidas, além de reduzir os custos com suporte técnico e melhorar a produtividade da equipe.

Aumento da taxa de satisfação do cliente

O engajamento visual é uma das tendências que as empresas estão implementando para elevar seus padrões de atendimento ao cliente. O envolvimento “ao vivo” com interação colaborativa orienta os clientes em situações difíceis em tempo real, diferentemente dos canais convencionais. Ou seja, o videochat permite que as pessoas busquem soluções em tempo real para problemas pontuais que precisam de assistência urgente. Esse canal proativo permite:

  • Identificação rápida do erro e respostas mais eficazes; 

  • Detalhamento do problema a ser resolvido;

  • Conversas personalizadas com os clientes e aumento da confiança.

Com esse sistema, o engajamento pode melhorar significativamente a qualidade das interações entre o consumidor e o agente de suporte, aumentando assim a fidelização da clientela.

Aumento do valor da marca 

A experiência do cliente proporcionada pelas marcas é importante porque oferece aos profissionais de marketing e proprietários de empresas uma maneira de aumentar a satisfação, a lealdade e a defesa dos direitos do consumidor. Hoje, as pessoas não se importam em pagar mais por um produto ou serviço desde que sua experiência seja positiva.

As empresas que se concentram no envolvimento do cliente estão muito focadas na criação de valor da marca. Elas fornecem ao cliente uma jornada completa  por meio de conversas interativas e suporte em tempo real.

O videochat permite uma conversa direta e amigável, ​​gerando confiança e credibilidade à sua empresa. Lembre-se de que um cliente feliz e satisfeito será o porta-voz da sua marca!

Um abraço, 

Franciele Dulla 

Customer Success

Comunidade Sebrae
Franciele Dulla
Franciele Dulla Seguir

"Levar os clientes a alcançar Sucesso é um grande desafio, por isso entender as dores, experiências e jornadas dos clientes são fundamentais." Formada em Administração de empresas, especialista em relacionamento e Sucesso do Cliente.

Ler conteúdo completo
Indicados para você