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Como perder um cliente de forma fácil!

Como perder um cliente de forma fácil!

É impressionante e irritante constatar que muitas empresas ainda não despertaram para a importância e necessidade prioritária de, mais do que treinarem seus colaboradores, os conscientizarem sobre a importância de prestarem um bom atendimento aos clientes, aliado a um tratamento cortes e até solidário com a sua causa. Irei contar o que aconteceu comigo como cliente dessa empresa que irei chamar de “Alfa Telecomunicações” Rsrs.

Entrei em contato com a “Alfa Telecomunicações” por motivo financeiro e precisava de alguma forma diminuir o valor do meu combo. Como a alguns meses atrás eu havia recebido um desconto por um período de 6 meses e ter acesso a mais canais de TV pelo mesmo valor que estava pagando, pensei que seria fácil entrar em um acordo para obter um desconto sem que diminuíssem meu combo. Quando liguei no primeiro contato expliquei minha situação e já me encaminharam para o setor de cancelamento e disseram que eu poderia desativar por um tempo e depois poderia solicitar novamente o serviço.  Mas eu não disse que queria realizar o cancelamento, disse que estava passando por uma situação financeira e precisava diminuir o valor do meu combo. Mas eles não tiveram facilidade em compreender meu problema ou situação e já me encaminharam para o cancelamento, eu não podia cancelar naquele momento tanto porque não poderia ficar sem internet, sendo assim reduzi a velocidade da internet, diminui os canais de TV.

Fiquei muito frustrada pois o profissional que atende deve levar em consideração os argumentos que estão sendo colocados e estar preparado para compreendê-los e estabelecer a melhor solução para que não tenha tanto CHURN na empresa. Fiquei triste pois eles não analisaram minha realidade a minha queixa e não olharam a minha “saúde” como cliente, quanto tempo eu já tinha de contrato, nunca atrasei um pagamento etc.

Quando o cliente procura o atendimento, ele tem uma necessidade que o deixa ansioso, preocupado e mesmo nervoso. Em qualquer caso, eu estava afetada emocionalmente. Por isso, saber compreender o meu motivo era fundamental e eles tinham que estar preparado para demonstrar compreensão. Resumindo, diminui meu pacote e o valor da minha fatura abaixou. Passou um tempo eu já estava pensando em entrar em contato novamente, mas para solicitar o cancelamento do meu contrato pois já estava pesquisando uma outra empresa melhor. Não precisei fazer isso, eles entraram em contato comigo e disseram que fizeram uma análise do meu contrato, o tempo que eu tinha como cliente eles estavam me disponibilizando mais canais de TV e aumentando a velocidade da minha internet e não teria aumento no valor e por tempo indeterminado. 😊😊😊

A possibilidade de compreender o problema do outro se torna maior quando existe uma predisposição favorável, uma postura aberta para entendê-lo. Lembre-se: hoje você é o cliente, mas amanhã poderá estar do outro lado do balcão. Trate seus clientes da mesma forma como gostaria de ser tratado.

Atender bem é uma habilidade que decorre da competência para o relacionamento interpessoal!

Se você já passou por uma situação parecida, deixa um comentário!

 

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