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Consumidor Empoderado: Saiba quem é e como lidar com este novo perfil

Consumidor Empoderado: Saiba quem é e como lidar com este novo perfil

Percebemos que com o passar do tempo o consumidor se adapta a cada nova realidade de mercado e, hoje o que vemos é um cliente que age de forma mais rápida e busca informações na internet com facilidade. Esse modelo de empoderamento do consumidor, tem se tornado comum no mundo empresarial. 

E você empresário, está preparado para lidar com este novo cliente? Vou lhe ajudar a entender melhor quem é este consumidor e como conquistá-lo!

Neste ambiente com grandes avanços tecnológicos e crise econômica, surgiu o novo perfil de consumidor. O Cliente 4.0, ele é muito informado, racional, está sempre conectado e a sua opinião pode mudar com facilidade. Estas características podem se tornar um problema para alguns empresários, pois a fidelidade a marca diminuiu em relação ao que era em gerações passadas.

O objetivo para se destacar e saber lidar com este novo modelo, é tornar o consumidor o centro do seu negócio. É importante entender que o preço não é o único fator que influencia na compra do consumidor, o que a empresa precisa é conquistar seu público.

No contexto que o país se encontra os hábitos de consumo das famílias se alteraram, houve um aumentou no grau de desconfiança para se proteger e evitar desperdício de dinheiro. Agora, o que o cliente empoderado quer, é ter autonomia para decidir sem ser perturbado com um bombardeio de propagandas e informações.

E qual é a fórmula para lidar com o Consumidor Empoderado?

Depois de entender quem é este cliente, o próximo passo é focar nas mudanças estratégicas das suas vendas para adaptar-se a ele. Melhorar formas de divulgação e, os canais de atendimento ao cliente para deixá-lo o mais satisfeito possível. O importante é proporcionar ao seu público constante interação com a sua empresa.

As redes sociais se tornaram grandes aliadas e aproximaram as empresas dos clientes, esta troca de informações entre clientes e relatos de experiências que tiveram com a empresa, fazem parte do processo de empoderamento do consumidor. Desta forma, o cliente se sente parte do negócio, se o resultado destas interações for positivo, o cliente possivelmente se tornará fiel e divulgará sua marca de forma espontânea.

Portanto, como o nome já diz, “empoderamento” no Marketing, é sinônimo para oferecer opções, ferramentas e recursos para ajudar os consumidores na sua tomada de decisão e proporcionar a melhor experiência para atender as necessidades do cliente. Ao aumentar este poder de escolha do cliente, cresce a interação com a sua marca, a satisfação e consequentemente o engajamento com a experiência.

Inove a presença da sua empresa no mundo virtual.

Disponibilize o máximo de canais possíveis de atendimento online e melhore seu relacionamento com o cliente. Com este processo de pesquisa, se o cliente sair satisfeito, a chance de ele comprar será bem maior.

E você? Está preparado para lidar com o Cliente Empoderado e aumentar suas vendas?

Comunidade Sebrae
Juliano Deczka
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Formado em Administração e especialização MBA em Gestão Empresarial. Hoje atuo no Projeto do Sebrae de Customer Success

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