[ editar artigo]

CS e a Conquista do Cliente

CS e a Conquista do Cliente

É certo que as empresas precisam visar lucro para garantir sua vida útil, mas esse objetivo depende de outros importantes fatores que o antecedem. Um desses fatores determinantes para o bom andamento do planejamento é olhar atentamente para o seu cliente.

Quando você faz uma propaganda e destaca os benefícios do seu produto ou serviço é preciso ressaltar em que ele será útil para o sucesso do seu cliente, no entanto, vemos muitas empresas focando no “EU” do  produto “compre porque ele é excelente, é o melhor do mercado” em vez de manter o foco nos resultados que poderá trazer para o cliente.  

Mas como fazer a melhor indicação? Como oferecer algo que atenda a necessidade do cliente?

Invista em uma relação estreita com seu cliente, entenda o que a sua empresa faz, em que momento o cliente a encontra, o que ele espera e onde deseja chegar. Se você souber responder a esses questionamentos a respeito do seu cliente, parabéns, você está no caminho certo para estreitar o relacionamento e entender o que agrega valor para ele.

 - Crie uma base onde possa armazenar os dados de seus clientes ativos para alguns especialistas é mais barato fidelizar os clientes ativos do que investir em estratégias para atrair novos clientes;

- Seja proativo, antecipe-se a possíveis problemas que possam surgir, observe atento aos processos;

- Tenha uma equipe que dê suporte claro e direto; aumente o engajamento, esteja disposto a acompanhar seu cliente em todo o processo de compra inclusive no pós-venda, etapa onde podem ocorrer situações adversas na utilização do produto ou serviço ofertado;

- Compartilhe com toda a equipe os feedbacks dos clientes sejam positivou ou não. Essas percepções serviram de insumos para futuras melhorias;

Quer aprender mais sobre Customer Success? Segue um curso ead que pode te ajudar a ampliar seus horizontes: Customer Success - Como Conquistar e Manter Clientes.

Até a próxima! 

Comunidade Sebrae
Elaine Melo Renesto
Elaine Melo Renesto Seguir

Graduada em Letras Português/Inglês pela Faculdade Santa Cruz. Apaixonada pela mediação da aprendizagem e exploradora do empreendedorismo.

Ler matéria completa
Indicados para você