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Customer First Uma boa experiência vale ouro!

Customer First 
Uma boa experiência vale ouro!

 

Customer First é um conceito que está adentrando cada vez mais a cultura das empresas e, estima-se que daqui alguns anos a maior parte das companhias já terá mudado a forma de se relacionar com o cliente.

Essa tendência chegou ao mercado em resposta às mudanças de comportamento dos consumidores, principalmente pela presença das redes sociais. O Customer First é um pensamento corporativo que faz com que todos os funcionários priorizem a entrega da melhor experiência possível para os clientes, estabelecendo uma ligação com o consumidor e mostrando que a empresa se importa e respeita sua opinião.

Cada vez mais o controle do marketing está nas mãos do cliente. Estudando Marketing aprendemos com Philip Kotler que o cliente, quando não gosta de um produto ou serviço o mesmo fala negativamente sobre ele para mais ou menos 11 pessoas. Hoje, com as redes sociais, uma reclamação pode viralizar e atingir milhares de pessoas, então essa proporção cresceu ainda mais! Por isso, enfatizamos tanto a importância da experiência do cliente.

Sim! O cliente é o bem mais importante que uma empresa pode ter e por isso, todas as medidas precisam ser pensadas e executadas com foco nele. Por exemplo, na hora de montar uma propaganda ou desenvolver um produto, a empresa que tem uma cultura de Customer First vai buscar colocar o cliente como foco desde o escopo. A identificação é um ponto chave, pois se o cliente se identifica com algo, isso ajuda a fazer com que ele goste do que está sendo ofertado. Podemos ver como exemplo: Quando uma propaganda é feita com digitais influencer, ou quando um atendimento é feito com uma pessoa que tem gostos, costumes ou até mesmo modo de falar parecido com o seu.

Uma dica de como começar a traçar estratégias com um pensamento de Customer First é ouvir e buscar entender o que é sucesso para seu cliente. É primordial que você saiba qual o objetivo que ele quer atingir para que a estratégia desenvolvida seja certeira, alinhando as expectativas e evitando o retrabalho.

Lembre-se: Todos são responsáveis pela entrega de sucesso, até mesmo aqueles que não têm contato direto com o cliente e que trabalham internamente.

Todos precisam estar juntos para marcar gol e vencer o jogo!!

Agora que você já sabe quais são os principais passos para implementar o Customer First na sua corporação, que tal testar? Experimente colocar em prática esse conceito! Não tenho dúvida que irá ajudar no clima organizacional e na retenção dos seus clientes.

Até a próxima! 

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