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Customer Sucess na advocacia

Customer Sucess na advocacia

Para entender o Customer Success na advocacia, é preciso entender o que é o sucesso do cliente.

O Customer Success (sucesso do cliente) é uma filosofia que põe o cliente no centro do negócio. Não basta apenas vender. É um ciclo inteiro de relacionamento, que vai da prospecção à retenção, consiste em entregar valor ao seu cliente durante toda jornada com sua empresa.

E você já ouviu falar em Customer Success na Advocacia?

O Customer Success é um termo pouco conhecido no meio jurídico, entretanto escritórios de advocacia podem aderir a essa estratégia com o objetivo de encantar e reter clientes.

Mesmo com algumas particularidades o Customer Success pode trazer muito sucesso para seu escritório de advocacia, procurando sempre melhorar a vida do cliente e alternativas que garantam a ele aquilo que precisa.

E a partir de uma experiência satisfatória, o escritório consegue ter a melhor propaganda possível de seus serviços, e o cliente se torna um defensor da marca, faz indicações e traz novos clientes.

E como implementar o Customer Succcess na Advocacia?

Para implementar o Customer Success na Advocacia é preciso que haja uma mudança de mindset dos gestores e todos os profissionais envolvidos, e que seja criado um ecossistema dentro do escritório com foco no cliente.

Alguns escritórios contam com uma área de marketing específica para o sucesso do cliente, no entanto, alguns não conseguem contratar essa equipe de marketing, nesse caso é possível tentar algumas medidas práticas para implementar o Customer Success, como as seguintes:

  • Conheça seu cliente – Você não vai conseguir implementar o Customer Success no seu escritório se você não conhecer seu cliente e saber o que ele espera dos seus serviços jurídicos. Para isso é importante traçar uma “Jornada do Ciente”, onde é possível entender em que estágio o seu cliente se encontra, para então saber o que ele necessita e como você irá auxilia-lo.
  • Entenda seus serviços – È preciso entender como o cliente percebe o serviço e qual valor que o escritório entrega para ele, além de analisar se os procedimentos do escritório estão adequados, desde o atendimento até a entrega da solução ao cliente.  Para isso pode ser feita uma pesquisa de satisfação onde indica a probabilidade de o cliente indicar ou não o seu serviço, o famoso NPS. Se algo estiver fora do lugar, é preciso pensar nas melhorias que podem ser implementadas.
  • Entenda o valor daquilo que você entrega ao seu cliente – Na hora de desenvolver as boas práticas de Customer Success é importante entender quais são as expectativas do cliente deixando claro aquilo que você pode e o que não pode atender, pois assim não cria uma visão distorcida da prestação de serviço e saiba exatamente os resultados que pode esperar.
  • Identifique os pontos que podem ser melhorados – É importante conhecer os pontos fracos em termos de serviços e buscar melhorias para um atendimento mais completo ao cliente. Ao adotar algumas ferramentas como por exemplo o Chat Bot, você conseguirá identificar mais rápido que melhorias devem ser tomadas.

Investir em um atendimento focado totalmente no seu cliente é uma excelente forma de se diferenciar no mercado. Conhecer seu cliente, saber o que ele precisa, e até surpreende-lo é uma ótima forma de se transformar no mundo jurídico, e não ser apenas um advogado contratado para resolver uma questão pontual.

Hoje, serviços de qualidade deixaram de ser um diferencial para ser uma necessidade. É preciso ir além!

Comunidade Sebrae
Ryanne Fernandes
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Graduanda em Direito pela Unibrasil, atuo na área de Customer Success e apaixonada por atendimento ao cliente.

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