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É engajamento que você quer? Então vem!

É engajamento que você quer? Então vem!

O engajamento do cliente é uma estratégia utilizada pelas empresas para se aproximar do seu público, criando um relacionamento profundo e emocional com ele. Os clientes mais engajados compram mais, promovem mais e demonstram mais lealdade!

Mas, você sabe como engajar o cliente e quais os benefícios de ter um cliente engajado? Vem comigo que hoje vou falar um pouco sobre engajamento.

 

O engajamento do cliente representa o quanto aquele cliente gosta, recomenda e se envolve com sua empresa. Os clientes engajados interagem muito mais por gostarem do produto e atendimento prestados. É como um feedback que mostra que você está conseguindo alcançar quem realmente se interessa pela sua empresa.

Quando você tem clientes engajados significa que você tem clientes satisfeitos e, a satisfação do cliente deve ser o objetivo de toda empresa que deseja alcançar o sucesso. Afinal, quem não gosta de um bom atendimento e um bom produto ou serviço?

O sucesso do engajamento depende do alinhamento correto entre os objetivos estratégicos do negócio com os do cliente, através dos touchpoints dentro da jornada do cliente. Assim, passam a falar a mesma língua e criam uma conexão de valor em cada interação realizada.

Muitas vezes mesmo se esforçando para entregar valor para o cliente as empresas não conseguem atender as expectativas de forma correta, fazendo com que os clientes fiquem muito mais suscetíveis ao bombardeio que vem por parte da concorrência. Geralmente isso acontece por falta de conhecimento do perfil do consumidor ideal.  A ideia é que o cliente se sinta bem-vindo, conhecido e valorizado como pessoa. Por isso conhecer quem é seu público, e traçar perfis de personas ideais é algo muito importante

A experiencia proporciona a ele um dos principais fatores que gera o engajamento, mas essa experiencia não se resume a apenas o primeiro contato e a compra, mas também além do pós-venda, na geração de uma experiencia contínua, assim despertando sentimentos e criando uma conexão emocional com a empresa. Por isso se antecipar as necessidades e problemas do consumidor, oferecendo soluções e suporte em tempo real é algo tão importante. E existem várias métricas que podem ajudar nesse processo de captação de dados e compreensão da saúde do seu cliente

As empresas que conseguem melhores resultados de engajamento são aquelas que focam mais na criação de valor do que só a geração de receitas, que se dedicam a escutar e responder as queixas de seus clientes, bem como as que demostram preocupação com o alinhamento das expectativas e o bem-estar do cliente, com isso podem conseguir atingir um nível de engajamento suficiente para torna-los não somente compradores assíduos, mas embaixadores da marca.

Se liga em alguns benefícios que a empresa pode ter mantendo seu cliente engajado:

 

  • Redução de churn: Uma estratégia de engajamento e de gestão do ciclo de vida do cliente é capaz de reduzir as taxas de churn ao prolongar sua experiencia para além da jornada de compra. Com isso ele cria um vínculo com a empresa e retorna com maior frequência a contratar a mesma;
  • Embaixador da marca: Uma das melhores partes do engajamento do público é o fato de que ele pode atingir um nível de embaixador da marca e passar a exercer um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável do negócio. Dando feedbacks valiosos, testemunhar a favor e ajudar a criar a imagem valor para a empresa;
  • Os custos: O custo de aquisição de novos clientes pode ser 7 vezes maior do que investir em uma estratégia para reter seus clientes. Fidelizar é bem mais barato que atrair novos clientes!

Afinal, o Customer Success tem essa proposta de engajamento do cliente muito enraizada, pois para alcançarmos o sucesso do cliente precisamos estar conectados junto com ele, precisamos conhecer o que é valor para ele e saber com quem estamos trabalhando.
Que tal começar a praticar algumas dessas dicas? Pode ter certeza, os resultados virão!

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