[ editar artigo]

Entenda o que é e como calcular o NVS – Net Value Score

Entenda o que é e como calcular o NVS – Net Value Score

Um dos principais objetivos dos empresários é aumentar o valor da sua marca. Afinal, os clientes escolhem e avaliam empresas e produtos com base neste valor. Por isso, o valor da marca é fundamental para atrair e manter clientes, além de gerar retorno financeiro e satisfação de todos os envolvidos com o negócio.

Criado pela B2B International,  companhia britânica especializada em pesquisas de mercado, o Net Value Score (tradução literal do Inglês “pontuação do valor líquido”) é uma ferramenta comprovada que tem sido usada em pesquisas realizadas em Empresas para medir e aumentar o valor da marca.

A dúvida é, como calcular o NVS?

O NVS é baseado em três perguntas: A primeira sobre benefícios; a segunda sobre preços e a terceira pergunta sobre o valor total. O ideal é que este formulário seja entregue para cerca de 30 clientes, tornando-se assim, mais fiel ao valor real.

Para medir o Net Value Score, é necessário fazer ao cliente, as seguintes perguntas:

Como você classificaria a EMPRESA X nos benefícios de produtos ou serviços oferecidos pela empresa, em comparação com os benefícios de produtos/serviços oferecidos por outros fornecedores de produtos/serviços similares?

Como você classificaria a EMPRESA X em seus preços, em comparação com os preços de outros fornecedores de produtos/serviços similares?

Como você classificaria a EMPRESA X no valor total que a empresa oferece, em comparação com o valor total oferecido por outros fornecedores de produtos/serviços similares?

O cálculo é feito seguindo as regras a seguir:

Para calcular o valor líquido total da empresa sobre outras empresas, você deve:

1 – Dobrar a porcentagem de quem respondeu “Significativamente melhor”;

2 – Dobrar a porcentagem de quem respondeu “Significativamente pior”;

3 – Somar o resultado do item “1” ao percentual do “Um pouco melhor”

4 – Somar o resultado do item “2” ao percentual do “Um pouco pior”.

5 – Subtrair o valor total negativo (detratores) pelo valor total positivo (promotores).

6- Dividir o valor por dois.

O NVS varia de -100 a 100. O desempenho da empresa é qualificado de acordo com as seguintes pontuações:

  • Acima de 60: Excepcional
  • De 40 a 59: Excelente
  • De 30 a 39: Bom
  • De 20 a 29: Moderado, pode melhorar
  • Abaixo de 20: Ruim, precisa melhorar

Portanto, o NVS sendo uma métrica muito usada em mercado B2B (Business to Business), pode auxiliar muito seu negócio a se destacar no mercado, ganhar valor de marca e consequentemente, aumentar a taxa de lucro.

Agora é só aplicar esta métrica, com as outras já apresentadas aqui na comunidade, para conquistar mais clientes e a sua satisfação.

Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários 

Comunidade Sebrae
Juliano Deczka
Juliano Deczka Seguir

Formado em Administração e especialização MBA em Gestão Empresarial. Hoje atuo no Projeto do Sebrae de Customer Success

Ler matéria completa
Indicados para você