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O Assunto de hoje é: Persona!

O Assunto de hoje é: Persona!

Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais com características bem específicas como qual são seus objetivos, motivações, comportamento, desafios, preocupações assim como suas histórias pessoais.

Criar uma persona é ter a ideia clara e real de quem são seus clientes em potencial, no que eles se interessam e o que procuram, o que é valor para eles, ou seja, fará com que você e sua empresa saibam como chegar ao sucesso do cliente!

Depois de aprender como criar uma persona, você irá interagir diretamente com as pessoas mais interessadas em seu produto ou serviço e assim as chances de venda são muito maiores.

Além do mais, não é preciso limitar-se a uma única persona, e é comum que os negócios tenham mais do que uma persona definida.

Sem uma persona definida, você corre o risco de dedicar esforços para usuários que não são interessantes para seu negócio e você acabe falando português para quem só entende grego.

Existem vários motivos que provam a importância da criação de personas para seu negócio, assim como:

  • Determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
  • Definir o tom e o estilo de seu conteúdo e produto;
  • Saber o que seu cliente precisa antes mesmo de ele expor a sua dor;
  • Ajudar a desenhar suas estratégias;
  • Entender melhor a jornada do cliente para chegar ao sucesso;

Cumprir esse desafio de criar uma persona pode ser mais fácil quando você consegue fazer as perguntas certas.

Veja algumas dicas de perguntas que podem ser utilizadas no processo de criação da persona:

  • Quem é seu potencial cliente? Liste desde características físicas e psicológicas do responsável pela compra;
  • Quais são seus valores?
  • O que ele faz no dia a dia?
  • Quais as suas metas?
  • O que ele consome no dia a dia?
  • Que marcas costuma usar?
  • Quais são suas dores?
  • Quais atividades ele tem o hábito de realizar? Ele gosta de jogar jogos? Vai ao cinema? Trabalha aos finais de semana?
  • Defina um nome, idade, sexo, profissão e estado civil;

A partir da coleta de dados, você irá elaborar uma imagem do seu personagem com os detalhes.


Você também pode se orientar pelo perfil de seu cliente típico, ou seja, deverá ser guiado pelo público já existente para responder a algumas questões que vão ajudar a definir o perfil comportamental de sua persona ideal:

  • Observe quem são as pessoas mais ativas nas suas redes sociais, principalmente as que interagem com mais frequência;
  • Analise o perfil e postagens da pessoa, já terá alguns dados e insights;
  • Veja seu banco de dados de clientes e selecione os mais frequentes ou aqueles que consomem mais seu produto;
  • Se o seu produto ou serviço é novo, peça indicações de contatos de pessoas que possam se encaixar no que você imagina que será o perfil do seu futuro cliente.

Estabelecendo uma persona, você se coloca no lugar do usuário, conseguindo assim entender o que ele precisa e como você, como empresa, pode fazer a diferença e causar um impacto positivo.

Sempre deve-se ter em mente o Sucesso do Cliente, pois se você conseguir trazer facilidades, melhorias para a vida do seu cliente, entender o que é valor para ele e qual é a dor dele antes mesmo de uma experiencia negativa, definitivamente ele vai se lembrar de você, irá comprar de novo e até mesmo indicar para conhecidos.

Por isso, não deixe de usar essa estratégia para o sucesso dos seu negócio. Comece agora mesmo! 

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