[ editar artigo]

Já encontrou sua tribo?

Já encontrou sua tribo?

 

Em 2020, meu diploma como Administradora fará 20 anos. Legal, né? Estou contando isso pra contextualizar este artigo, onde quero fazer um paralelo do início da minha vida profissional lá atrás com quem está vivendo este momento hoje.

Não era tão popular assim ser formado, não existia tanta oferta de faculdades como existe hoje, muito menos facilidades como o EAD e até crédito para financiar as mensalidades. E é justamente isso o que chama a atenção: por não ser tão fácil, não havia um espírito genuíno de se ajudar (meus ex-colegas, desculpem se eu estiver sendo injusta, mas por cursar disciplinas isoladas eu tive que fazer muitos trabalhos sozinha; nunca tinha equipe pra mim... #triste!) e sem a internet o conhecimento ficava restrito às salas de aula ou às bibliotecas (pra mim que comecei numa universidade pública e terminei numa particular, lembro-me da alegria de ver títulos mais atualizados na biblioteca depois de ter que pesquisar em livros que cheiravam a mofo).

Hoje, além da abundância de conteúdos "vazando" por todos os lados em forma de podcasts, blogs, vídeos, etc, a vontade de se juntar pra compartilhar e trocar experiências, na minha opinião, é a parte mais sensacional. Desde o começo do ano eu tenho me esforçado pra estar presente nestes encontros, onde profissionais super capacitados doam voluntariamente do seu tempo e até dos seus próprios recursos para replicar o que deu e o que não deu certo nas suas empresas. Sem contar o network! Não tenho ideia de quantas pessoas eu já conheci, muitas delas se tornaram bem próximas a mim e é uma alegria revê-las (tem aqueles que quando não podem ir, fazem muuuuuuuuuuuuita falta!)

Você já participou de algum evento das comunidades CS Meetup Curitiba, Growth Rocket, CS Move, SEBRAE, Vale do Pinhão, Google Business Group, Vendas/Receita Previsível? Ainda tem uma que vou conhecer na semana: RH Cinco Ponto Zero. Enfim, te garanto que tem muita gente boa movimentando a cidade! Muitos destes eventos são feitos "na raça" só pelo ideal dos seus realizadores, ou por um valor simbólico - apenas pra pagar despesas de coffee break. As próprias empresas cedem seus espaços pra que não se tenha despesas com locação.

Não estou dizendo que você tem que ir em todos eles; estou dizendo que tem um pessoal animado na área em que você trabalha que pode facilitar a sua vida. Você pode levar as suas dúvidas, pode comentar o seu dia a dia, pode até se oferecer pra ser o próximo palestrante - por que não?

Em tempos de "mundo VUCA", onde um diploma tem cada vez menos importância e o conhecimento/prática cada vez mais imprescindível, não é exagero dizer que aproveitar estas oportunidades pode ser a diferença entre se estar preparado para os desafios da nova economia, ou simplesmente viver de subemprego.

Você conhece outras comunidades? Tem alguma experiência bacana com elas? Conte pra gente! :)

Comunidade Sebrae
Mareline Kessy de Lima
Mareline Kessy de Lima Seguir

Curitibana, feliz da vida! :) Minha experiência tem um pouco de área Comercial, Marketing, Comunicação, RH e Projetos, mas principalmente relacionamentos, os quais me levaram a caminhos onde eu jamais chegaria sozinha. www.linkedin.com/in/kessylima

Ler matéria completa
Indicados para você