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Marketing de Defensores como estratégia de engajamento

Marketing de Defensores como estratégia de engajamento

Entenda o que é Marketing de Defensores e como utilizá-lo para engajar os seus clientes.

Vocês sabia que 92% das pessoas confiam em recomendações de amigos e conhecidos sobre produtos e serviços? 

Esse cenário revelado através de uma pesquisa Nielsen mostra como o marketing e a publicidade tradicionais já não são a melhor alternativa para as empresas promoverem seus produtos e serviços. 

Grandes marcas  já perceberam que criar relacionamentos verdadeiros e sustentáveis com seus públicos é a melhor maneira para promover seus produtos e serviços. Essas marcas transformam seus clientes em defensores das suas marcas. Isso é o Marketing de Defensores.

MAS COMO ENGAJAR MEUS DEFENSORES?

O Marketing de Defensores já é uma realidade no mundo e está ganhando espaço no Brasil como uma metodologia para identificar os clientes Defensores de uma marca, engaja-los e mobilizá-los para que sejam promotores da marca de forma espontânea.

Essas ações de Marketing de Defensores auxiliam na atração de novos clientes e novas oportunidades de negócio, influenciando a decisão de compra tanto dos clientes recém adquiridos quanto de futuros compradores, que vão procurar referências sobre o seu negócio. Mas como manter meus defensores engajados com a minha marca?

01. FAÇA O SEU DEFENSOR SE SENTIR PARTE DE UM GRUPO ESPECIAL

Que tal dar um nome para o seu grupo de defensores? Grandes marcas já vem utilizando essa estratégia de oficializar o seu grupo de defensores com um nome, imagino que você já deve ter ouvido sobre os Apple Lovers 😃, para que eles realmente se sintam especiais e fazendo parte. 

Criar uma comunidade em torno dos seus defensores. Essa tem sido uma tendência entre grande marcas como, por exemplo,  o Nubank que criou a NuCommunity, uma comunidade online para os defensores da marca se conectarem e interagirem sobre e com a marca. Nós aqui da Peepi criamos o Embaixadores Peepi, através da solução de Marketing de Defensores, criamos uma comunidade para nossos clientes e curiosos sobre Marketing de Defensores onde compartilhamos conteúdos e experiências.  

Dê oportunidades para seus defensores se destacaram em relação aos outros clientes, isso contribui muito para gerar esse sentimento de pertencimento. 

Além das estratégias acima citadas, a sua marca pode reforçar ainda mais esse sentimento de fazer parte oferecendo um cartão especial, uma camiseta ou bóton que o identifique com status de Defensor, e até mesmo dar acesso a algo que seus defensores não poderiam conseguir por outros meios como um almoço com sua equipe executiva, uma linha direta com os diretores da empresa, uma visita a áreas restritas da empresa, ou então que tal organizar evento para reunir essas pessoas e aproximá-los? 

02. DESPERTE O SENTIMENTO DE QUE ELES SÃO IMPORTANTES E ESTÃO CONTRIBUINDO PARA A MARCA

Que tal chamar seus defensores mais engajados para uma reunião e discutir os próximos passos da empresa? Ou até mesmo mostrar a nova campanha publicitária antes de ser lançada para esse grupo, disponibilizar versões beta de novos produtos, pedir feedback sobre uma determinada funcionalidade ou serviço. 

Esses são alguns exemplos de maneiras que a marca pode incluir o Defensor em momentos de decisões gerando assim o sentimento de que ele também fazer parte da construção e desenvolvimento da marca, gerando até um sentimento de responsabilidade pela marca.

03. GERE CAPITAL SOCIAL ATRAVÉS DO RECONHECIMENTO

Apresente seus Defensores em estudos de caso e em seu website ou redes sociais. Ações mais simples também  podem gerar um grande valor para quem ama a sua marca, por exemplo, um simples muito obrigado partindo do CEO ou Diretor da marca.

Utilizar do capital social é uma ótima maneira de reconhecer os esforços dos seus defensores e mostrar para a comunidade o trabalho da sua marca com seus Defensores ❤️

CONCLUSÃO

O mundo digital trouxe uma nova forma de interação. Hoje, todas as pessoas podem expor opiniões, e essas opiniões são importantes para outros usuários, e esse pensamento é cada vez mais claro quando falamos sobre consumir produtos e marcas.

O compartilhamento na experiência do consumo é o que diferencia diversas marcas que são líderes de mercado. Elas incentivam seus consumidores a se tornarem defensores, e você deve fazer a mesma coisa!

Essas dicas são para que você possa uma estratégia matadora de marketing de defensores, mas lembre-se de que isso não é possível sem conhecer quem é o seu público.

Pronto para tornar seus clientes defensores da sua marca?! Compartilhe nos comentários se você já conhecia o Marketing de Defensores e se já aplica na sua estratégia 😃

Comunidade Sebrae
Kassia Nakazawa
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