Um grande desafio para as empresas que estão adotando a metodologia de Customer Success é fazer entender, internamente, que o CS não é apenas uma área: é uma cultura que deve permear todo o seu ecossistema. É um erro muito comum acreditar que ao criar uma área de CS todos os problemas dos clientes serão automagicamente solucionados.
Uma das principais responsabilidades do Marketing é posicionar uma empresa no mercado, entregando valor desde o primeiro contato com o consumidor, a fim de convertê-lo em um cliente. Para que consiga fazer isso, é importante entender suas dores e entregar experiências positivas até a sua decisão de compra e, idealmente, continuar o fazendo além desta etapa.
Se pararmos para pensar, o Marketing possui uma grande responsabilidade no processo de vendas, sendo uma das principais chaves para o crescimento: é ele quem educa o lead, quem o acompanha e quem está constantemente atrás de informações sobre o público para entregar exatamente o que ele quer.
Mas… isso não te soa um pouco familiar? A área de Customer Success também tem como responsabilidade entregar valor, acompanhar e entender o cliente. Então, basicamente: Marketing e Sucesso do Cliente? Tudo a ver! E é por isso que estas áreas precisam de um alinhamento perfeito.
Assim, temos um senhor match, senhoras e senhores!
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