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O que é custo de aquisição de cliente (CAC)?

O que é custo de aquisição de cliente (CAC)?

O Custo de Aquisição de Cliente (CAC), como o próprio nome diz é custo que a empresa investe para conquistar clientes. Na grande maioria das empresas, as áreas envolvidas diretamente nesse processo são marketing e vendas, mas pode variar dependendo do negócio.

E como é calculado o CAC?

De maneira simples o CAC  é calculado assim:

                                    CUSTO DE MARKETING + CUSTO DE VENDAS


                                                  CLIENTES CONQUISTADOS                                             

Vamos supor que sua empresa gasta R$ 500,00 em vendas e R$ 500,00 em marketing por mês, para conquistar compradores para seu produto ou serviço e, nesse período conquistou 10 clientes.

O seu CAC nesse caso é R$100,00.

Importante ressaltar que esse custo total inclui o valor gasto com marketing, pré-vendas, eventos, etc. Quanto mais dados você tiver ao longo dessas etapas mais preciso será seu cálculo.

Assim para calcular o CAC de forma adequada você pode seguir os 6 passos abaixo:

  • Defina o período que quer calcular;
  • Identifique todas as despesas com Marketing no período;
  • Identifique todas as despesas com Vendas no período;
  • Levante o número total de clientes conquistados no período;
  • Some as despesas e divida o total pelo número de clientes conquistados;
  • Agora que possui o valor do CAC, cruze com outras métricas, como o LTV, ROI, dentre outras.

Além disso, o CAC deve ser analisado dentro de um período especifico. A periodicidade pode ser mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anualmente da forma como for mais coerente para sua empresa. Se você analisar mensalmente, é possível realizar melhorias rapidamente. E lembre-se, todos os custos que não estão relacionados com a aquisição de clientes devem ser ignorados.

Como podemos perceber o custo de aquisição de clientes é uma métrica crucial para os empreendedores. Mas, sozinho ele não dá um parâmetro que indique se está sendo efetivo ou não, por isso é importante correlacionar com uma das métricas mais importantes, o LTV. Assim o empresário terá uma visão de como está a saúde do seu negócio e como está a efetividade das campanhas de marketing e vendas.

CAC X LIFE TIME VALUE (LTV)

O Life Time Value (LTV) se refere ao valor que o cliente traz para sua empresa durante todo tempo de relacionamento.

Então o CAC e o LTV criam uma balança, que permite você identificar quanto você gastou para adquirir um cliente e quanto ele vai agregar para sua empresa ao se tornar cliente.  O objetivo é ter o menor CAC e o maior LTV possível. 

Dicas de como reduzir seu CAC

  • Segmente seu público alvo

Uma possibilidade de aumentar suas conversões e conseguir reduzir o CAC é fazer uma boa segmentação de público alvo. Com uma boa segmentação, você poderá realizar campanhas de marketing mais coerente com o perfil das pessoas que deseja ter como clientes.

  • Utilize o marketing de conteúdo

Ao utilizar essa estratégia, você consegue entregar ao seu cliente exatamente aquilo que ele procura. E, atualmente, essa tem sido uma solução de baixo custo e mais atraente do que outros tipos de marketing tradicionais.

  • Pense a longo prazo

Uma vez identificados seus clientes e criados as personas, comece seu planejamento entendo como seu produto pode ajuda-las a solucionar os seus problemas. Estruture, ainda, a jornada do consumidor.

  • Acompanhe o resultado de suas ações

Faça um acompanhamento periodicamente dos resultados das suas ações, pois assim você terá noção se suas estratégias estão dando certo. E caso não esteja dando certo, você pode repensar o seu planejamento de marketing e buscar estratégias capazes de converter mais clientes com menos investimentos.

Viu a importância de utilizar essa métrica na sua empresa? Além de ser um indicador sobre a saúde do seu negócio, ela ajuda a embasar tomadas de decisão e realizar análises e projeções. 

Até a próxima! 

Comunidade Sebrae
Ryanne Fernandes
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Graduanda em Direito pela Unibrasil, atuo na área de Customer Success e apaixonada por atendimento ao cliente.

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