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O que é e como calcular o Lifetime Value (LTV)?

O que é e como calcular o Lifetime Value (LTV)?

O LTV (traduzido do inglês, valor do tempo de vida do cliente) é uma ferramenta utilizada para medir o faturamento que um cliente traz para empresa, durante todo o tempo de relacionamento. 

Observar o LTV, permite o empresário definir quais estratégias de marketing e vendas precisa utilizar para diminuir o custo de aquisição de clientes, melhorar a retenção e incentivar os clientes que já estão fidelizados a gastar mais com sua empresa. Além de melhorar é claro, a saúde do seu negócio. 

Essa métrica é importante porque, através dela, permite os empreendedores enxergar que mesmo depois de conquistado seus clientes eles têm potencial para trazer novos rendimentos. $$

Mas, por que calcular o LTV do seu cliente?

O LTV é uma das métricas mais importantes para seu negócio, uma vez que ela vai te ajudar a tomar decisões importantes, mudando até mesmo a forma de fazer negócio.

Também vai ajudá-lo a decidir o quanto sua empresa pode gastar para adquirir um novo cliente e a definir melhor os recursos para a retenção.

E sim, aqui nós temos uma fórmula mágica para calcular o LTV. Observe a fórmula abaixo:

LTV = TICKET MÉDIO X TEMPO DE RETENÇÃO DE CLIENTES

Vamos inserir alguns dados reais para facilitar a sua compreensão:

A empresa fornece cursos de Marketing, com tempo médio de 4 anos para conclusão e, uma mensalidade de 1.300,00.

Viu só como é fácil calcular o seu LTV?

Podemos também calcular o ticket médio mensal por venda realizada em uma outra situação:

A empresa  fornece refeições e vende 80 refeições diariamente.

Nesse caso seria 80 X 30 = 2.400 refeições por mês.

Seu faturamento médio mensal é de R$ 144.000,00.

 Dividindo esse valor pelo número de refeições mensais, seu ticket médio mensal será de 144.000 / 2400 = 60.

Com o LTV estimado dos seus clientes, é possível tomar decisões mais assertivas, definir seu público-alvo e saber quanto você deve gastar com eles.

Mas, só o LTV não é suficiente para o empreendedor tomar decisões, tudo deve ser analisado dentro de um contexto. Com os dados coletados é importante comparar com outras métricas relevantes. Veja algumas das métricas mais importantes para avaliar junto com o Lifetime Value:

  • Churn

O Churn mede quantas pessoas cancelam seu produto ou serviço por mês. Quanto mais alto esse indicador pior será seu LTV, por isso é importante fazer uma análise de forma isolada, para que você verifique quais as formas de aumentar a satisfação e retenção dos clientes;

  • Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

Essa talvez seja a métrica mais importante para ser analisada junto com o LTV, pois indica quanto sua equipe de marketing e vendas gasta para fechar uma venda.

Se o valor do seu CAC está próximo ou mais alto que o LTV significa que a saúde financeira do seu negócio está em risco.

A regra, é sempre manter o CAC bem mais baixo do que o LTV.

  • Ticket Médio

É também levado em conta para determinar o LTV. É importante ser analisado de forma isolada, pois isso ajuda a encontrar oportunidades de aumentar o valor recebido da base de clientes.

Conforme esse valor sobe, o Lifetime Value também aumenta, o que é muito bom para todo o negócio.

Como eu posso aumentar o LTV do meu negócio?

O objetivo é que seus clientes permaneçam com você o maior tempo possível e, que o valor investido por eles aumente ao longo do tempo.

Se você realizar essas ações abaixo com certeza vai se dar muito bem com o LTV e as outras métricas listadas acima

  • Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo tem um poder de atrair muitos clientes para seu negócio, não importa o tamanho ou segmento de mercado que você atua;

  • Foco no sucesso do cliente

O Sucesso do cliente vai muito além do atendimento, requer uma atenção nos mínimos detalhes, para que o cliente tenha os melhores resultados com o que comprou;

  • Fique de olho na transformação digital

A transformação digital trouxe avanços incríveis e continua a se espalhar. Esteja disposto a implantar novas soluções tecnológicas dentro do seu negócio, isso vai enriquecer a experiência do cliente e gerar mais valor sem aumentar o custo para ele.

Viu só a importância de calcular o LTV? Ele é crucial para qualquer empresa, e não é difícil de medir.

Até a próxima =)

Comunidade Sebrae
Ryanne Fernandes
Ryanne Fernandes Seguir

Graduanda em Direito pela Unibrasil, atuo na área de Customer Success e apaixonada por atendimento ao cliente.

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