O LTV (traduzido do inglês, valor do tempo de vida do cliente) é uma ferramenta utilizada para medir o faturamento que um cliente traz para empresa, durante todo o tempo de relacionamento.
Observar o LTV, permite o empresário definir quais estratégias de marketing e vendas precisa utilizar para diminuir o custo de aquisição de clientes, melhorar a retenção e incentivar os clientes que já estão fidelizados a gastar mais com sua empresa. Além de melhorar é claro, a saúde do seu negócio.
Essa métrica é importante porque, através dela, permite os empreendedores enxergar que mesmo depois de conquistado seus clientes eles têm potencial para trazer novos rendimentos. $$
Mas, por que calcular o LTV do seu cliente?
O LTV é uma das métricas mais importantes para seu negócio, uma vez que ela vai te ajudar a tomar decisões importantes, mudando até mesmo a forma de fazer negócio.
Também vai ajudá-lo a decidir o quanto sua empresa pode gastar para adquirir um novo cliente e a definir melhor os recursos para a retenção.
E sim, aqui nós temos uma fórmula mágica para calcular o LTV. Observe a fórmula abaixo:
LTV = TICKET MÉDIO X TEMPO DE RETENÇÃO DE CLIENTES
Vamos inserir alguns dados reais para facilitar a sua compreensão:
A empresa fornece cursos de Marketing, com tempo médio de 4 anos para conclusão e, uma mensalidade de 1.300,00.
Viu só como é fácil calcular o seu LTV?
Podemos também calcular o ticket médio mensal por venda realizada em uma outra situação:
A empresa fornece refeições e vende 80 refeições diariamente.
Nesse caso seria 80 X 30 = 2.400 refeições por mês.
Seu faturamento médio mensal é de R$ 144.000,00.
Dividindo esse valor pelo número de refeições mensais, seu ticket médio mensal será de 144.000 / 2400 = 60.
Com o LTV estimado dos seus clientes, é possível tomar decisões mais assertivas, definir seu público-alvo e saber quanto você deve gastar com eles.
Mas, só o LTV não é suficiente para o empreendedor tomar decisões, tudo deve ser analisado dentro de um contexto. Com os dados coletados é importante comparar com outras métricas relevantes. Veja algumas das métricas mais importantes para avaliar junto com o Lifetime Value:
- Churn
O Churn mede quantas pessoas cancelam seu produto ou serviço por mês. Quanto mais alto esse indicador pior será seu LTV, por isso é importante fazer uma análise de forma isolada, para que você verifique quais as formas de aumentar a satisfação e retenção dos clientes;
- Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
Essa talvez seja a métrica mais importante para ser analisada junto com o LTV, pois indica quanto sua equipe de marketing e vendas gasta para fechar uma venda.
Se o valor do seu CAC está próximo ou mais alto que o LTV significa que a saúde financeira do seu negócio está em risco.
A regra, é sempre manter o CAC bem mais baixo do que o LTV.
- Ticket Médio
É também levado em conta para determinar o LTV. É importante ser analisado de forma isolada, pois isso ajuda a encontrar oportunidades de aumentar o valor recebido da base de clientes.
Conforme esse valor sobe, o Lifetime Value também aumenta, o que é muito bom para todo o negócio.
Como eu posso aumentar o LTV do meu negócio?
O objetivo é que seus clientes permaneçam com você o maior tempo possível e, que o valor investido por eles aumente ao longo do tempo.
Se você realizar essas ações abaixo com certeza vai se dar muito bem com o LTV e as outras métricas listadas acima
- Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo tem um poder de atrair muitos clientes para seu negócio, não importa o tamanho ou segmento de mercado que você atua;
- Foco no sucesso do cliente
O Sucesso do cliente vai muito além do atendimento, requer uma atenção nos mínimos detalhes, para que o cliente tenha os melhores resultados com o que comprou;
- Fique de olho na transformação digital
A transformação digital trouxe avanços incríveis e continua a se espalhar. Esteja disposto a implantar novas soluções tecnológicas dentro do seu negócio, isso vai enriquecer a experiência do cliente e gerar mais valor sem aumentar o custo para ele.
Viu só a importância de calcular o LTV? Ele é crucial para qualquer empresa, e não é difícil de medir.
Até a próxima =)
Graduanda em Direito pela Unibrasil, atuo na área de Customer Success e apaixonada por atendimento ao cliente.