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O que é segmentação de clientes?

O que é segmentação de clientes?

A Segmentação de cliente é definida como uma divisão de grupos com características similares. Ela segue um mesmo padrão: você vai traçar o perfil do consumidor para conhecê-lo e assim ter excelência em seus resultados.

Qual a importância da segmentação de clientes?

A segmentação de clientes é importante, pois auxilia em muitos aspectos, como por exemplo: a criação de um produto ou serviço e um dos pontos mais importantes, saber o que motiva o cliente a consumir.

Dicas para uma boa segmentação de clientes

Para ter uma boa segmentação de clientes, principalmente nas suas campanhas digitais e conseguir alcançar usuários que podem oferecer um bom retorno para empresa, confira algumas dicas abaixo:

• Escolha os clientes que você pretende atingir;

• Dê muita atenção as variáveis geográficas, demográficas, comportamentais e psicográficas;

• Seja o mais específico possível com relação ao perfil desejado. Procure conhecer os hábitos, gostos, lugares que seu público frequenta ou compra, e outras atividades diárias que sejam compatíveis ao seu produto;

• Não se apegue apenas a uma fonte de dados. Amplie seus dados utilizando pesquisas e outras fontes que possam te auxiliar no processo de segmentação de clientes;

Executando o customer success

Vamos examinar mais de perto como é o customer success em cada nível da pirâmide. Essa compreensão é essencial para visualizar como o customer success se aplica a todas as empresas, qualquer que seja o seu porte e qualquer que seja o tamanho de seus clientes.

 

High-touch (atendimento personalizado). Este modelo é, por definição, o que exige mais pessoas, mas essa despesa é justificada pelo preço do produto.

• Múltiplas reuniões presenciais por trimestre (dependendo das iniciativas de cada cliente); Reuniões RTS; Criação de um plano de sucesso; Encontros individuais com sua equipe de executivos.

Low-touch (atendimento padronizado). Como se pode imaginar, customer success low-touch é uma mistura dos modelos high touch (atendimento personalizado) e tech-touch (atendimento automatizado), combinando elementos de cada um deles.

• Uma reunião presencial por trimestre (ou quando necessário); concentre-se em pelo menos uma reunião importante por mês via ou conferência de vídeo; Reunião individual com sua equipe de executivos.

Tech-touch (atendimento automatizado). Este modelo talvez seja o mais complexo e interessante de todos. Tech-touch simplesmente significa que todos os contatos com o cliente são movidos a tecnologia.

• Reuniões grupais em webinars sobre adoção de produtos; Boletim mensal, bimestral ou trimestral; Campanhas por e-mail.

Bom proveito! Acho que você achará esses atributos muito úteis.

 Dica do dia: "Quanto mais você conhece o seu cliente, melhor você poderá se concentrar em atender suas necessidades"

 

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