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O que são dados e como podem gerar resultados para a organização?

O que são dados e como podem gerar resultados para a organização?

O que são Dados?

São qualquer tipo de informações que possam ser analisados por pessoas ou por máquinas e que vão auxiliar em tomadas de decisões.

  1. O que sua empresa vende?
  2. Para quem sua empresa vende?
  3. Onde fica a sua empresa?
  4. Quantos clientes sua empresa tem?
  5. Quantos funcionários sua empresa possui?
  6. Quantos clientes sua empresa perdeu?

Esses são alguns modelos de dados (informações) que são fáceis de serem identificados.

Essas informações podem ajudar em vários aspectos para sua organização, entender o tamanho que ela se encontra, saber qual o modelo ideal de clientes, entender para que público seu produto ou serviço pode gerar valor.

Olhando para cada área de uma organização elas estão cheias de dados, desde o que devem fazer como processos de entrega como indicadores de resultados.

Como gerar valor para as organizações com esses dados (informações)  internos e externos?

A primeira etapa é identificar qual o objetivo da coleta para análise dessas informações.

Com o objetivo definido você vai poder analisar esses dados de uma maneira mais assertiva.

Vamos dizer que queira saber o quanto que está custando para manter um determinado cliente em sua carteira ou o quanto está custando a aquisição de um novo cliente ou como fazer uma estratégia para manter esses clientes na sua base ou trazer esses novos clientes.

Nossa quantas informações.

Pensando nos custos para manter um cliente, qual o valor do seu custo de operação? 

Isso você pode pegar os valores de times, aluguel, impostos, claro isso será dividido pela quantidade de clientes, mas se quer saber o custo de um cliente vai pegar a base desses valores e dividir pelo valor que ele está te pagando.

Para saber o custo de um novo cliente, você deve pegar esse valor médio já mensurado mais todos os seus investimentos em mídias pagas e ações que está fazendo para atrair esses novos clientes e depois analisar quantos realmente se tornaram seus clientes com esse custo aplicado.

Conseguiu entender como um novo cliente é caro?

Por isso é muito importante olhar para os clientes que estão na carteira e cuidar para que não deixem sua organização, se preocupar com ele saber se estão conseguindo os resultados esperados e ajudar em suas dificuldades apresentadas referente ao que está prestando de serviços ou na utilização de seu sistema.

Com a mensuração desses dados e o entendimento de cada perfil de cliente você conseguirá prever sua rentabilidade e reduzir o valor de aquisição de novos clientes.

Espero ter ajudado.

Se precisar de ajuda pode entrar em contato pelo e-mail: denise.barroso@explique.com.br

E muito sucesso a você e seu time!

Customer Success

Comunidade Sebrae
Denise Barroso
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Consultora Organizacional em Customer Success, Processos de Negócios e Relacionamento com cliente. CCO da XPliQ - Lealdade e Qualificação de Clientes www.explique.com.br @pliq.pliq

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