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Quer investir no que dá dinheiro? Tenho uma dica!

Quer investir no que dá dinheiro? Tenho uma dica!

Em tudo que fazemos em nossos negócios, esperamos ter um retorno financeiro favorável. Claro que podemos fazer ações que tenham retornos sociais, ambientais, entre outros, muito maiores, visando nossa sociedade e ambiente que estamos inseridos. Mas, mesmo neste tipo de estratégia, calcular um possível retorno a marca é fundamental, pois isto te mantém no mercado. Com essa introdução, hoje venho apresentar a vocês o ROI, o famoso retorno sobre o investimento.

O ROI (Return On Investment, em inglês) é um indicador que permite mensurar quais foram os resultados obtidos através de um investimento feito dentro da empresa, seja em mídias, departamentos, ferramentas, etc. Sempre com olhar para o planejamento, principalmente no que diz respeito ao nosso dinheiro e, o ROI ajuda nesse planejamento e na certeza dos passos a serem dados.

Legal, muito bonita essa teoria, mas e na prática, como eu faço? Como consigo fazer esse cálculo?

Vamos lá, para calcular o ROI é preciso levantar a receita total, subtrair dela os custos e, por fim, dividir esse resultado pelos custos. (foto abaixo para ilustrar isso)

                                                Fórmula retirada da RockContent.

               A multiplicação por 100 ao final é para o resultado sair em porcentagem (%).

Dessa forma, você pode saber quais investimentos valem a pena e como otimizar aqueles que já estão funcionando para que performem ainda melhor.

Olhando para os resultados agora, que tipo de resposta posso esperar realizando esse cálculo?

  • Corte de gastos desnecessários: se você consegue mensurar o que é viável ou não investir, dinheiro mal investido não será um problema em seu negócio, e se retira de métodos ineficazes e aplica ao que dá retorno;
  • Aumento nos lucros: por usar o dinheiro disponível da melhor forma possível e no que se sabe dar retorno, o aumento da lucratividade é automático, visto que se investe em algo que tem a confiabilidade na resposta positiva;
  • Resultados duradouros: Como o objetivo final é ser lucrativo de maneira constante, não importa quanto tempo passe, uma vez estabelecido o hábito de fazer esse cálculo, você pode acompanhar e analisar resultados duradouros.

A única coisa necessária para isso acontecer, é manter o ciclo de acompanhamento e ações rápidas para corrigir os problemas encontrados.

Como mensuramos isso na satisfação de nossos clientes ou no sucesso de entregas?

Então vimos que o ROI é utilizado para analisar resultados sobre determinado investimento. Podemos utilizá-lo então com a finalidade de referência para futuros investimentos e patrocínios. Se há resultados e feedback positivos, por que não investir?

Podemos utilizar esses resultados positivos e eficiência olhando nossa satisfação do cliente. Se um projeto dentro da empresa agrada a seus consumidores e traz resultados concisos de satisfação sobre a entrega feita, não é algo a ser monitorado e receber novos investimentos?

Para isso, será necessário investir no ROI: quanto maior a satisfação dos consumidores sobre determinados serviços de uma empresa, maior será o retorno sobre investimento desse mesmo serviço. Estar atento a métricas como NPS, CES, CSAT, e outros, auxilia muitíssimo na análise da jornada do seu cliente quanto a satisfação, com isso além de saber o que corrigir, também sabe onde está entregando sucesso ,e alinhado ao ROI, poder investir para ter maior retorno. Quanto mais satisfeitos os consumidores estão, maiores serão os lucros do investimento realizado e, consequentemente, maior será o retorno sobre investimento. Olha aí, uma ótima forma de aumentar receitas com satisfação dos clientes que muitas empresas não usam. Uma dica: dá uma olhadinha em práticas como Upsell e Crossell também 😉

Esse é o conteúdo de hoje, espero que possa ajudar e, também, gerar insights de que satisfação e sucesso do cliente podem render receitas para a empresa que você atua ou gere.

Até a próxima! Forte abraço!

 

Comunidade Sebrae
Patrick Rodrigues
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Designer de Produto pela PUCPR e entusiasta em Customer Success e Sales. Um grande apaixonado por empreendedorismo, desenvolvimento de projetos e atendimento ao cliente.

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