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Sabe como definir o cliente certo para o seu negócio?

Sabe como definir o cliente certo para o seu negócio?

Quando pensamos no sucesso do cliente, um dos pontos mais importantes durante o planejamento, é definir o público certo, pois são eles que trarão o retorno financeiro planejado e o crescimento para sua empresa.

Antes de tudo, é importante definir o que é o cliente certo?

Podemos definir como aquele cliente que conhece seu produto ou serviço e sempre tem o seu negócio como primeira opção, ou seja, é o consumidor ideal que trará o sucesso para sua empresa.

Partindo deste princípio, podemos seguir alguns passos para escolher o cliente certo, então vamos lá:

1. Conhecer seu público

Um fator crucial que vai determinar o cliente certo, é saber quem é seu público, o que ele costuma comprar, quais os lugares ele frequenta, onde faz suas compras, como compra e porque compra. O mais importante neste ponto é estar à par da demanda do seu negócio, pois é nesse momento que vai saber para quem deve oferecer seus produtos ou serviços, aumentando a possibilidade de venda e angariando mais clientes.

 2. Conhecer seu produto

A falta de conhecimento do seu produto pode ser um dos motivo da perda de cliente, então saber sobre o seu produto além das informações básicas, torna-se essencial na hora de vender, pois isso gera confiança para o consumidor e o mais importante de tudo, ajuda a encontrar o cliente certo.

3. O que seu público procura?

Depois de conhecer seu público e seu produto, você deve identificar a melhor forma de saber o que seu cliente precisa e procura. Com isso, será mais fácil indicar um produto ou serviço para ele. Por exemplo, se você tiver uma panificadora, qual é o tipo de pão que o seu cliente prefere, mais claro, mais moreno, de aveia, integral? O importante é aumentar as chances de venda.

4. Encontre seu cliente certo nas mídias sociais

Como vivemos em um mundo cada vez mais “conectado”, nada melhor que divulgar o seu negócio nas redes sociais que estão em alta. Esta é uma ótima forma do cliente encontrar o seu produto de interesse e saber mais sobre ele, o essencial depois de divulgar nestas redes é manter contato com o cliente, quanto mais chamar atenção melhor.

5. Atender bem seu cliente

As exigências dos clientes e as críticas tem surtido cada vez mais efeito no mercado, e isso pode afetar positivamente ou negativamente um negócio. Atender de forma mais personalizada, empática e mais humana é uma forma de trazer melhores resultados e tornar sua empresa mais conhecida.

Seguindo estes passos, será mais fácil achar o cliente certo ou melhor ainda, ele vai achar você! 

Comunidade Sebrae
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