[ editar artigo]

Vamos falar sobre Milestones?

Vamos falar sobre Milestones?

Em qualquer jornada com o cliente, precisamos de alguns marcos, não é mesmo? Vamos conhecer mais sobre os milestone e porque esse momento é tão significativo para o nosso cliente.

É importante marcar uma entrega no contexto da jornada, o milestone é uma maneira de medir o avanço e representar uma etapa concluída da tarefa, assim como a transição para a próxima fase, mostrando que está progredindo ou evoluindo no total da jornada. De forma geral, é um ponto de verificação de um progresso ou avanço.

O milestone tem como finalidade guiar o cliente na sua caminhada, concentrar o foco na direção certa, atingir os marcos em maior velocidade, identificar possíveis desvios na linha do tempo do cliente, mantê-lo engajado e “por que não” propiciar momentos de comemorações pelas pequenas conquistas atingidas. Ele deve ser bem visível, objetivo e claro. Pode ser utilizado com datas, a fim de mostrar no cronograma os prazos pré-definidos.


Os marcos são muito bons, pois nos renovam, como por exemplo, quando você conquista algo muito importante em sua vida (uma formatura, um casamento, ou até mesmo a maternidade), esses momentos trazem esperança, aspiração pelo novo e a sensação de dever cumprido. O mesmo ocorre na jornada do cliente. Trazendo para o mundo do CS, o milestone demarca o que já foi entregue e o que há de vir, com uma “injeção de ânimo” para seguir em frente e atingir o próximo marco com mais velocidade.

Portanto faça uso dele e potencialize ainda mais o sucesso do cliente. Assim como fez a RD Station (Resultados Digitais), que utilizando milestones aumentou a retenção dos seus clientes na base e reduziu significativamente o churn.

Como você trabalha os Milestones na sua empresa? Deixa nos comentários ;)

Comunidade Sebrae
Déborah Marques
Déborah Marques Seguir

Curiosa, criativa e entusiasta | Graduada em Economia pela UFPR | Pós-graduada em MBA Gestão Empresarial pela UP | Customer Success | Redatora web.

Ler matéria completa
Indicados para você