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Você conhece as expectativas do seu cliente?

Você conhece as expectativas do seu cliente?

 

Já falamos aqui sobre a experiência do cliente, a relação que ocorre entre a empresa e o consumidor desde o primeiro contato até o pós-venda. Agora, que tal falar sobre a expectativa do cliente?!

Ouvi recentemente uma afirmação de que nos relacionamentos a frustração está inteiramente ligada ao tamanho da expectativa. Este pensamento serve de reflexão quando abordamos a relação empresa x consumidor.

Você já se perguntou qual experiência seu cliente tem quando passa por sua empresa? Pois bem, a concorrência está cada vez maior e para conquistar esse cliente sai na frente quem souber valorizá-lo.  É preciso elaborar estratégias para envolvê-lo, mas isso não acontecerá se não houver relacionamento.

Relacionar-se significa trocar conhecimentos e, você não conseguirá surpreender uma pessoa sem antes conhecer seus anseios e suas preferências. Saber como chegou até a empresa, o que fez decidir pela sua marca e até mesmo um pós-venda sobre como se sentiu ao utilizar seu produto ou serviço, podem ser informações valiosas para planejar e surpreender ainda mais o seu cliente.

Alguns questionamentos podem ajudar a desvendar o que o cliente espera da marca:

  • Quem é meu cliente?

Conhecer aspectos como a faixa etária, estilo de vida e condição econômica podem ajudar a criar estratégias e alinhar a empresa de acordo com as tendências de mercado e ofertar produtos e serviços direcionados para determinados grupos.  

  • Estou entregando valor a ele?

Entender de que forma esse cliente se sente valorizado, quais suas percepções e motivações é um excelente passo para criar estratégias e lembranças extraordinárias.

  • Minha equipe está alinhada com a valorização do cliente? 

A equipe, em muitas organizações, é quem tem o contato direto com o cliente, por isso, precisa compreender e internalizar com clareza a valorização do consumidor, sendo assim, vale muito a pena investir em uma equipe de alto nível.

A falta do tratamento desses itens por si só, não garante o surgimento de uma experiência negativa, mas é preciso também estar preparado para contornar situações desconfortáveis e convertê-las em positivas. Isso exigirá um olhar apurado por parte do empresário.

Dica: Faça relacionamento com seu cliente, desvende suas expectativas e vá além!!

Você conhece as limitações dos seus clientes? Deixa nos comentários. 

Comunidade Sebrae
Elaine Melo Renesto
Elaine Melo Renesto Seguir

Graduada em Letras Português/Inglês pela Faculdade Santa Cruz. Apaixonada pela mediação da aprendizagem e exploradora do empreendedorismo.

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