[ editar artigo]

COMO DESPERTAR O ALUNO COM AS EXPERIÊNCIAS DA QUARENTENA?

COMO DESPERTAR O ALUNO COM AS EXPERIÊNCIAS DA QUARENTENA?

 

Olá caros professores(as), antes de começarmos queremos saber:

  1. Tem planejado atividade com seus alunos para quando retornarem as aulas, à respeito do período de isolamento social? Quais atividades?
  2. Tem conhecimento dos problemas que seus alunos estão enfrentando neste período de férias antecipadas e isolamento?  

É um momento ainda mais significativo para grandes mudanças em todos os meios, assim como nas escolas; e percebemos que podemos buscar nas dificuldades, as novas soluções.

Tudo mudou, principalmente, o dia a dia dos estudantes. Precisamos reinventar a maneira que trabalhamos com nossos alunos, pois acredito que eles desejam participar do processo e das novas soluções que virão. Além, de ser uma maneira de envolve-los, muito positiva. 

Mas, como podemos fazer isso acontecer?

Despertar no aluno a vontade de pensar de forma empreendedora, é uma maneira de estimular a pensar em mais possibilidades de soluções para (problemas.) Quando relacionado ao que está estudando em sala de aula ou para um problema relacionado a sua vida pessoal. E esta é uma maneira muito importante para incentivar o aluno a buscar soluções de forma criativa e inovadora nas duas situações. Isso leva o estudante a mudar a cultura de pensar de forma empreendedora e como ação para o seu desenvolvimento pessoal.

Quero resgatar aqui uma característica predominante no estudante de modo geral, que é, a sede de aprender de forma criativa e construtiva, estão mais abertos a criar soluções. Isso nos mostra, o quanto pensar de forma empreendedora, já existe porém, precisamos trabalhar sempre com estímulos para despertar a cultura (empreendedora).   

Um método bastante utilizado por nós professores, o qual chamo de Método - PROBLEMA? OBA!

Toda época de grandes dificuldades, grandes inventos e soluções surgem. Já reconhecemos que o problema, é sempre uma excelente oportunidade para criar algo novo.

Mas, é interessante observamos algumas sugestões ao trabalho do professor:  

  1. Criar um ambiente de acolhida, favorável a dinâmica com os alunos, quando forem relacionar os problemas, dificuldades e desafios que enfrentaram durante o período de quarentena. Pode direcionar o objetivo, de acordo com suas necessidades.
  2. A cada problema ou desafio, incentivar aos estudantes a melhor criatividade nas suas ideias, detalhando-as. Isso nos faz, conhecer a nova maneira de pensar dos alunos.    
  3. Com um ambiente acolhedor, abordar positivamente todas as ideias e de forma criativa, também trabalhar as soluções em dinâmicas alinhadas a visão de empreender com os alunos.

Os Resultados:

Era um problema, que virou uma ideia criativa e que pode solucionar muitas dificuldades vivenciadas pelos alunos, suas famílias e professores.  Por isso, que bom um PROBLEMA, pois OBA, construímos uma boa solução com a PARTICIPAÇÃO DOS AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO, os estudantes! 

O PROFESSOR como EMPREENDEDOR TRANSFORMADOR. Em cada etapa criativa do trabalho, o professor deve ser inspiração para os alunos, estimulando a melhor criação de ideias, trabalhando a mudança da percepção e compreensão dos problemas para que estes, passem a ser oportunidades para novas soluções.

Construir um pensamento empreendedor desde os primeiros anos da escola, mudará as percepções do futuro do aluno.

Esta dinâmica pode ser aplicada em: qualquer tema ou disciplina que o professor estiver trabalhando, de forma remota ou dentro da sala de aula, em qualquer idade ou fase do aluno, em escola pública ou privada.   

O Diagnóstico:

O professor, também poderá obter um raio xis das percepções e necessidades de seus alunos no decorrer deste período de quarentena e isolamento social, servirão para futuros trabalhos no desenvolvimento de uma cultura mais empreendedora dos seus alunos.  

Trazer esta dinâmica para o cotidiano das aulas, é uma forma de despertar a visão empreendedora dos estudantes e torná-los pessoas mais resilientes e preparadas.

Trabalhar o mindset de forma construtiva dos estudantes através de uma educação mais positiva e empreendedora, é plantar sementes para as novas gerações colherem bons resultados como profissionais e como pessoas.

Desejamos sucesso na experimentação. Nos conte aqui se você já aplicou essa ferramenta ou o que você achou? Fale pelo e-mail da Juliana - jsouza@pr.sebrae.com.br.

 

Quer mais dicas?

 

Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

Desafios da Educação

Comunidade Sebrae
Irene Hoffelder Vioti
Irene Hoffelder Vioti Seguir

Mestranda em Administração Estratégica de Negócios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

Ler conteúdo completo
Indicados para você