[ editar artigo]

Como escolher a melhor plataforma de LMS para a minha escola?

Como escolher a melhor plataforma de LMS para a minha escola?

Escolher a plataforma certa de Learning Management System, o LMS, é uma das principais decisões para as Instituições de Ensino que querem tornar a aprendizagem mais ativa, possibilitando a evolução dos alunos a partir da transmissão de conhecimento no ambiente digital.

Em resumo, o LMS é o suporte tecnológico dos métodos de EAD, que reúne diversos modelos que variam de acordo com o código-fonte (aberto ou fechado) e o custo (gratuito ou pago).

Dito isso, caso você esteja procurando um LMS que seja compatível com o perfil da sua Instituição de Ensino é necessário estudar o mercado e dedicar um tempo para fazer a escolha adequada à sua escola. E como tomar a melhor decisão? Continue a leitura que a gente te explica.

O que é uma plataforma LMS?

Do inglês Learning Management System, o Sistema de Gestão de Aprendizagem disponibiliza uma gestão completa para cursos online, com o objetivo de ajudar o professor ou gestor de uma instituição de ensino em todos os processos do curso. Por isso, ao contar com um bom LMS, é possível acompanhar o desempenho dos alunos, proporcionar interação ao vivo entre os estudantes e o professor, criar atividades e muito mais – isso tudo sem sair da plataforma.

Portanto, dito isso, um LMS é um software essencial para gestão de aulas online, com o objetivo de gerar a melhor experiência de ensino-aprendizagem online para os estudantes.

Principais funcionalidades de uma plataforma LMS

O sucesso depende muito de como os alunos interagem com o conteúdo oferecido e, por isso, as funcionalidades variam no decorrer de um plano de aula EAD.

No entanto, uma Plataforma LMS eficiente tem de ser capaz de engajar e interagir com os alunos nos mais diversos formatos:

  • Gestão de alunos, conteúdos, gestão acadêmica, disciplinas, turmas e relatórios;
  • Suporte para integração de aulas com vídeos
  • Personalização do ensino
  • Aumentar a interação do aluno com o conteúdo passado
  • Criar diferentes tipos de avaliação
  • Acompanhamento do início ao fim do desempenho do aluno

E o objetivo de tudo isto é simples: motivar os alunos a aprender de uma forma diferente.

Como escolher uma Plataforma LMS?

Considerando os pontos acima, é bem fácil entender por que ter uma plataforma assim para o EAD da sua escola traz inúmeros benefícios. Porém, para que ela gere o resultado que você busca, é necessário encontrar o LMS que melhor atenda os seus objetivos. Veja alguns dos principais pontos a ter em mente:

1. Verifique a reputação do software LMS no mercado

Este é um ponto importante, já que existem várias plataformas LMS no mercado. Além disso, é importante verificar se o fornecedor do seu LMS garantirá estabilidade do sistema, suporte e atualizações. Por isso, antes de contratar os serviços de uma plataforma LMS, observe:

  • Quais escolas esse fornecedor já atende?
  • Que recursos essa Plataforma LMS oferece?
  • Quais serão as condições de suporte previstas em contrato, assim como a disponibilidade de atendimento, rapidez na resposta e solução?

2. Certifique-se de que é uma plataforma intuitiva

Uma Plataforma LMS educacional deve ser fácil de navegar e ter interface intuitiva para garantir uma boa experiência por parte dos alunos.

Ter uma usabilidade difícil requer mais necessidade de suporte e pode vir a prejudicar a aprendizagem, o que provavelmente vai gerar mais custos e menos resultados.

Por isso, o LMS deve ser de fácil manuseio e intuitivo. O ideal é que também seja responsivo, com o objetivo de facilitar a navegação em smartphones e tablets.

3. Verifique a segurança do software

Você não quer o seu curso sendo vendido na internet ou suas videoaulas fora do ar. Por isso, é necessário considerar a segurança e a qualidade da Plataforma LMS.

Para garantir a segurança do seu conteúdo EAD, certifique-se onde estão localizados os servidores de hospedagem da plataforma. Além disso, também é válido analisar a existência de controle de acesso por usuários.

4. Confirme as funcionalidades que a Plataforma LMS oferece

Ao escolher uma plataforma LMS é importante observar quais recursos ela oferece, além dos básicos, e quais os seus diferenciais, que podem ser interações ao vivo, recursos para aulas com elementos de gamificação e microlearning, processos automáticos, integrações com outras plataformas e serviço para hospedagem de vídeos.

5. Veja se é possível customizar a plataforma

Cada Instituição de Ensino tem as suas particularidades, por isso é importante que a Plataforma LMS esteja pronta para abrigar projetos customizados de aprendizagem da escola.

Se a plataforma LMS ofertar este recurso, você deve verificar qual o nível de personalização da plataforma: ou seja, até onde é possível customizar a plataforma.

Espero que tenha gostado de nosso conteúdo. A Plataforma LMS Toolzz tem todas as vantagens e funcionalidades faladas acima (e muitas outras) para sua instituição de ensino, faça um teste grátis no nosso suíte educacional e conheça todas as suas funcionalidades!  

Desafios da Educação

Comunidade Sebrae
Gustavo Venancio
Gustavo Venancio Seguir

Fundador da Agência de Marketing Digital About Grow. Especialista em Google Ads

Ler conteúdo completo
Indicados para você