[ editar artigo]

É preciso cuidar de quem cuida da gente

É preciso cuidar de quem cuida da gente

A volta às aulas pode parecer distante quando levamos em conta o atual cenário da pandemia no Brasil, mas o assunto levanta algumas reflexões necessárias. Seja no próximo mês, semestre ou ano, em algum momento as aulas presenciais serão retomadas, e precisamos preparar pais, alunos e professores para esse momento.

E aqui vamos falar especificamente sobre os professores. Como garantir que nossos mestres estejam bem, emocional e fisicamente, para retornar às aulas depois de um período tão estressante? Como eles precisam se sentir para receber bem os alunos?

É importante, nesse momento, cuidarmos daqueles que cuidam de nós e são responsáveis pela formação educacional da nossa próxima geração. Aqueles que têm o ensino como vocação e sentem o fardo da pandemia de diversas formas, e a maior delas talvez seja o constante exercício da empatia: com estudantes com dificuldades com o ensino a distância, com colegas exaustos, com pais que buscam conselhos em meio à desinformação.

Por isso, pensar na preparação para retomada das atividades sob a ótica da saúde é apenas um lado da moeda. Temos também que garantir hoje, em plena pandemia, o suporte adequado para que nossos professores se mantenham bem.

Isso inclui fornecer conhecimento técnico para que eles extraiam o melhor do ensino a distância e incentivar o desenvolvimento de novas competências. Mas sem dúvidas o mais importante é estimular o cuidado com a saúde mental e a atenção redobrada com o estado emocional daqueles que lecionam.

Um professor que hoje sofre com os impactos emocionais e profissionais causados pela pandemia, e que não tem a rede de apoio necessária, poderá ter dificuldades para se sentir seguro e pronto para a retomada das aulas presenciais.

Enquanto cuidamos da crise de saúde pública que é a pandemia de coronavírus, temos também que cuidar daqueles que cuidam de nós para garantir a educação do Brasil pós-pandemia.

Como podemos garantir o bem-estar dos professores hoje e prepará-los para o retorno das aulas? Como podemos dar mais segurança para a eventual retomada de aulas e quando ela deveria ocorrer? Deixe sua opinião nos comentários!

Desafios da Educação

Comunidade Sebrae
Thaiene Verydomar de Souza
Thaiene Verydomar de Souza Seguir

Administradora, MBA em Gestão de Pessoas. Atuo com Educação Empreendedora e com Inovação.

Ler conteúdo completo
Indicados para você